42 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

SILVA, Paulo Vinicius da et al. Efeito da palha de cana-de-açúcar e da precipitação na eficácia de  indaziflam. []. , 42, 4, pp.191-200. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.17301.

A quantidade de palha sobre o solo, após a colheita da cana-de-açúcar, afeta a emergência de plantas daninhas e o comportamento de herbicidas residuais. O objetivo deste trabalho consistiu em estudar a eficácia de diferentes doses do herbicida indaziflam no controle de plantas daninhas monocotiledóneas, quando aplicados em quantidades diferentes de palha de cana-de-açúcar e de precipitação. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 2, com quatro repetições, sendo quatro quantidades de palha (0, 2, 5 e 10 t ha-1) e duas doses de indaziflam (75 e 100 g ha-1). Esse fatorial foi isolado para a simulação da precipitação (10, 30 e 40 mm) e plantas daninhas (Urochloa plantaginea, Digitaria nuda, Panicum maximume Rottboelia exaltata). Para todas as doses de herbicida, valores de simulação de chuva e plantas daninhas o controle foi superior a 80% em 0 t ha-1 de palha. Para Urochloa plantaginea, Panicum maximum e Rottboellia exaltata, na dose 75 g ha-1 de indaziflam, o controle foi menor nas maiores quantidades de palha. O controle de Digitaria nudafoi superior a 90% em todos os tratamentos. Em síntese, a eficácia do herbicida indaziflam pode ser afetada negativamente pela quantidade de palha e de precipitação.

: remoção-de-palha; herbicida; monocotiledóneas; lâminas de água.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License