45 4Effects of compost on lettuce (Lactuca sativa) yield and soil biochemical propertiesSoil microbiome favors the performance of almond rootstock seedlings in co-cultivation with barrel medic 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X ISSN 2183-041X

ALVARENGA, Paula et al. Efeitos da utilização de chorume de suíno bruto ou tratado na substituição da adubação fosfatada de fundo na cultura do milho. []. , 45, 4, pp.431-440.   01--2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28490.

A valorização agrícola de efluentes pecuários é considerada prioritária nas estratégias preconizadas na legislação (Portaria nº 79/2022). Porém, é importante evidenciar os méritos dessa estratégia em termos agrícolas, i.e., que a fertilização com materiais orgânicos pode ser feita sem perdas de produtividade e sem riscos para o solo, mas, também, criando soluções para reduzir os impactos ambientais (perdas de nutrientes para as águas e emissão de amoníaco). Este estudo pretende evidenciar que é possível fazer a aplicação de todo o P em fundo por via orgânica (140 kg P2O5/ha), suplementando o N por via mineral, de modo a fornecer a mesma quantidade total de N e P em todos os tratamentos orgânicos, sem excesso de P. Foi utilizado chorume de suíno, bruto ou tratado por separação sólido líquido e por acidificação (pH 5,0), de modo a avaliar qual o benefício destes tratamentos na disponibilização de N e P para a cultura do milho (Zea mays L.), num ensaio em vaso. A aplicação dos fertilizantes orgânicos, mais ricos noutros nutrientes essenciais, permitiu atingir um rendimento em biomassa e um crescimento da planta (altura e número de folhas) significativamente superiores aos obtidos por aplicação de adubação mineral (395 kg N/ha, 62 kg P2O5/ha, 150 kg K2O/ha), tendo os melhores resultados sido alcançados por aplicação do efluente bruto, do efluente acidificado, ou da fração líquida do efluente acidificado, evidenciando o benefício da acidificação na disponibilização de nutrientes para a cultura. É de realçar o facto de, apesar da concentração de P nas folhas e raízes da planta ter sido significativamente superior no controlo com adubação mineral, relativamente aos tratamentos orgânicos, a exportação total de P efetuado pelas plantas fertilizadas com efluentes pecuários foi, em termos absolutos, superior, ou idêntica, ao controlo com adubação mineral.

: efluente suinícola; fertilização orgânica; acidificação; separação sólido-líquido; fósforo.

        ·     · |     · ( pdf )