45 4Comportamiento de oxifluorfen en suelos enmendados con diferentes fuentes de materia orgánica y sometido a sequía severaAssisted dissipation of a mix of PAHs in contaminated soils: effect of soil type and availability enhancers 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X ISSN 2183-041X

LOURENZI, Cledimar Rogério; LOPEZ-NUNEZ, Rafael; FERNANDEZ, Ángela María Benitez    KNICKER, Heike. Cu e Zn em frações físicas de solos de vinhedos no Sul do Brasil. []. , 45, 4, pp.1101-1110.   01--2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28753.

O cultivo de videiras em regiões com elevadas precipitações pluviométricas, como no sul do Brasil, envolve o uso de fungicidas para o controle das doenças fúngicas foliares. Estes fungicidas, normalmente, contêm em sua composição cobre (Cu) e zinco (Zn), promovendo o acúmulo desses metais no solo. O objetivo do trabalho foi avaliar a distribuição de Cu e Zn nas frações físicas granulométricas em solos de vinhedos do sul do Brasil. Foram coletadas amostras de solo (0-5 e 10-20 cm), em duas áreas de vinhedos e uma área de mata em três regiões do sul do Brasil, sendo uma no estado de Santa Catarina e duas no Rio Grande do Sul. As amostras da camada de 0-5 cm foram fracionadas em > 50 μm e < 50 μm. Nas amostras de solo e nas frações foram determinados os teores totais de Cu e Zn por fluorescência de raio-X. As áreas de vinhedos do sul do Brasil apresentam grandes variações nos teores totais de Cu e Zn, devido as distintas características dos solos e ao histórico de cultivo. Para o Cu não há distinção entre as frações, mas o Zn acumula, preferencialmente, na fração <50 μm.

: metais pesados; Vitis sp.; fluorescência de raio-X.

        ·     · |     · ( pdf )