46 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista de Ciências Agrárias

 ISSN 0871-018X

MAIA, Joélio Farias et al. Estratégias de comercialização da agricultura familiar durante a pandemia: visão de agricultores e consumidores da feira livre de Dom Pedrito-RS. []. , 46, 1, pp.11-20.   07--2022. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.28437.

^a

A pandemia provocada pela COVID-19 acarretou diversos impactos na sociedade, com destaque para questões sanitárias, econômicas e de acesso à alimentação. Neste sentido, cabe a categoria agricultura familiar um importante papel na produção de alimentos, além de sua contribuição socioeconômica. O estudo tem como objetivo identificar as estratégias de comercialização da agricultura familiar durante o período de pandemia no município de Dom Pedrito/RS. Metodologicamente, o estudo trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter descritivo, realizado através de entrevistas com agricultores familiares e consumidores do município. Para analisar os dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os principais resultados obtidos no estudo dizem respeito à mudança no comportamento de compras por parte dos consumidores, que passaram a buscar seus alimentos em feiras nas propriedades rurais, onde formas de contato direto facilitam a comercialização e o uso de tecnologias serve para subsidiar a comercialização de alimentos, tais como: ligações telefônicas, utilização de redes sociais e aplicativos de mensagens, combinados ao processo de entrega de compras a domicílios e ainda a necessidade de políticas públicas atuando para mitigar os efeitos da pandemia.

^lpt^a

The pandemic caused by COVID-19 had several impacts on society, especially on health, economic and access to food issues. In this sense, family farming plays an important role in food production, in addition to its socioeconomic contribution. The study aims to identify the marketing strategies of family farming during the pandemic period in the municipality of Dom Pedrito/RS. Methodologically, the study is a qualitative and descriptive research, carried out through interviews with family farmers and consumers in the municipality. To analyze the data collected, content analysis was used. The main results obtained in the study relate to the change in purchasing behavior on the part of consumers, who started to search for their food in fairs in rural properties, where forms of direct contact facilitate the commercialization and the use of technologies serves to subsidize the marketing of food, such as: phone calls, use of social networks and messaging applications, combined with the process of home delivery of purchases and also the need for public policies acting to mitigate the effects of the pandemic.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )