19 1-2Putative role of riboflavin in disease prevention 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Arquivos de Medicina

 ISSN 2183-2447

PINTO, Elisabete; OLIVEIRA, Ana Raquel; ALENCASTRE, Helena    LOPES, Carla. Avaliação da composição corporal na criança por métodos não invasivos. []. , 19, 1-2, pp.47-54. ISSN 2183-2447.

A infância é um período de rápido desenvolvimento e crescimento caracterizado por grandes mudanças, nomeadamente no que diz respeito à composição corporal. Tendo em consideração que esta se relaciona intimamente com o estado nutricional e de saúde, a sua avaliação assume uma importância acrescida neste período da vida. Existem actualmente inúmeros e variados métodos de avaliação da composição corporal, que têm por base diferentes modelos corporais e princípios, e permitem caracterizar a composição corporal de forma global e indiferenciada, ou de forma específica, diferenciando os vários compartimentos corporais. A composição corporal pode ser avaliada por métodos simples como a antropometria, ou por medições mais sofisticadas como a bioimpedância eléctrica ou a ressonância magnética. Neste trabalho faz-se uma revisão crítica de diferentes métodos não invasivos de avaliação corporal susceptíveis de serem aplicados durante a infância.

: infância; composição corporal; antropometria; ressonância magnética; bioimpedância; pletismografia; osteodensitometria bifotónica (DEXA); condução eléctrica corporal total (TOBEC).

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License