23 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Arquivos de Medicina

 ISSN 2183-2447

SILVA, Silvia Helena da    GODOY, José Maria Pereira de. Diagnóstico e Prevalência de Linfedema em Mulheres Pós-tratamento Cirúrgico por Câncer de Mama. []. , 23, 4, pp.141-143. ISSN 2183-2447.

Introdução: O linfedema pós-cirurgia de câncer de mama é uma das principais intercorrências decorrentes ao tratamento. A medida e quantificação do linfedema têm sido fatores questionáveis e há vários métodos para a mensuração do volume do braço. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar a percentagem de pacientes com linfedema pós mastectomia usando a volumetria e perimetria para avaliação. Casuística e Método: Foram selecionadas aleatoriamente 89 pacientes do sexo feminino, submetidas ao tratamento de câncer de mama na região da Catanduva. Depois de identificadas, as mulheres foram contatadas por telefone ou visita domiciliar. Foram tomadas as medidas de volumetria e perimetria bilateral para comparação. Foi considerado linfedema quando na volumetria a diferença entre os membros superiores fosse igual ou superior a 200 ml e, na perimetria a diferença fosse igual ou maior a 2,0 cm. O teste Exato de Fisher foi utilizado para análise estatística considerando erro alfa de 5%. Resultados: O tempo de cirurgias variou entre 18 anos a 1 mês, com média de 4,5 anos, porém o maior número de cirurgia ocorreu com 2,6 anos. A prevalência avaliada pela volumetria foi 32,5%, e pela perimetria de 48,3%, sendo esta diferença significante. Conclusões:Aprevalência detectada no presente estudo encontra-se citada naliteratura. Há diferença significante entre os métodos de avaliação perimetria e volumetria, sugerindo maiores padronizações na avaliação do linfedema.

: linfedema; câncer mama; prevalência; volumetria; perimetria.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License