25 3 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Arquivos de Medicina

 ISSN 2183-2447

MARQUITO, Alessandra Batista    NOBLAT, Lúcia. Profilaxia para Úlcera de Stress em Unidade de Terapia Intensiva. []. , 25, 3, pp.95-99. ISSN 2183-2447.

Objectivo: O presente estudo teve por objetivo verificar o protocolo de profilaxia de úlcera de stress numa unidade de terapia intensiva (UTI) de Juiz de Fora, Minas Gerais, a fim de investigar se o mesmo atende a critérios estabelecidos na literatura e se sua aplicação é adequada. Método: Foi realizado um estudo, observacional prospectivo. As prescrições de todos os pacientes internados na UTI que atenderam aos critérios de inclusão foram analisadas diariamente, no período de julho a dezembro de 2009, sendo coletados os dados de prescrição do medicamento profilático segundo indicação e classe terapêutica do medicamento prescrito. Resultados: O percentual de profilaxia prescrita sem indicação foi de 11% no mês de agosto. A profilaxia não foi prescrita, apesar de indicada, nos meses de julho (5%) e dezembro (0,5%). Conclusão: Os dados obtidos demonstraram um uso sem critérios da profilaxia medicamentosa. O medicamento de escolha foi o pantoprazol. O protocolo, apesar de atender aos critérios estabelecidos pela literatura, não estratifica detalhadamente os riscos que conduzem ao sangramento gastrointestinal.

: mucosa gástrica; stress fisiológico; antiulcerosos.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License