25 4 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Arquivos de Medicina

 ISSN 2183-2447

CORREIA, Raquel et al. Clozapina e Crises Epilépticas: Três Casos Clínicos e Revisão da Literatura. []. , 25, 4, pp.141-145. ISSN 2183-2447.

A clozapina é um antipsicótico que confere benefícios clínicos significativos na esquizofrenia resistente. Os efeitos adversos como leucopenia, sedação, aumento de peso, geralmente são aparentes nas fases iniciais do tratamento com clozapina, e raramente se observam efeitos extra-piramidais, discinésia tardia ou aumento da prolactina. Um dos efeitos adversos descritos é a ocorrência de crises epilépticas (mioclonias e crises tónico-clónicas), que parecem estar relacionados com a dose. As crises tónico-clónicas são o tipo mais frequentemente induzido pela clozapina. A titulação gradual da dose é uma das estratégias utilizadas para minimizar esses efeitos. Os autores descrevem três casos de pacientes com esquizofrenia resistente, em tratamento com clozapina, que desenvolveram mioclonias e/ou crises tónico-clónicas. Foi efectuada uma revisão da literatura sobre crises epilépticas em doentes tratados com clozapina e as suas implicações clínicas e terapêuticas.

: clozapina; mioclonias; crises tónico-clónicas.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License