18 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

ZIBAS, Dagmar M. L.; FERRETTI, Celso J.    TARTUCE, Gisela Lobo B. P.. O protagonismo de alunos e pais no Ensino Médio brasileiro. []. , 18, 2, pp.45-87. ISSN 0871-9187.

O texto refere-se a estudo realizado junto a cinco escolas, focalizando um determinado aspecto da reforma do Ensino Médio brasileiro, qual seja, aquele que propõe o protagonismo de alunos e pais na prática escolar. A opção pelo tema protagonismo deveu-se ao fato de que o mesmo perpassa a reforma curricular e a de gestão, constituindo um objeto multifacetado, carregado de significado pedagógico e político e, portanto, potencial catalisador de conflitos, de simulações e omissões, mas também potencial estimulador de ricos desdobramentos democráticos. O enfoque qualitativo abriu muitas perspectivas para o estudo da micropolítica escolar e dos processos de apropriação da inovação desenvolvidos nesse contexto. A articulação entre o singular registrado nas escolas e o contexto histórico mais amplo foi trabalhada por meio da categoria "sustentabilidade". A análise final dos dados aponta diversas contradições no processo de elaboração e implementação da reforma e na resposta das escolas às diretrizes oficiais.

: Protagonismo juvenil; Protagonismo de pais; Reforma do ensino médio.

        · |     · |     · ( pdf )