Revista Portuguesa de Educação
ISSN 0871-9187
MORAIS, Ana Maria NEVES, Isabel Pestana. Os professores como criadores de contextos sociais para a aprendizagem científica: discussão de novas abordagens na formação de professores. []. , 18, 2, pp.153-183. ISSN 0871-9187.
^lpt^aO estudo dá continuidade à investigação desenvolvida pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) na área da formação de professores, na qual a teoria do discurso pedagógico de Bernstein tem constituído o principal quadro conceptual e o conceito de orientação específica de codificação tem sido usado para avaliar o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos em programas de formação contínua. O objectivo deste artigo é apresentar o que tem sido feito para apreciar esse desenvolvimento em termos de regras de reconhecimento e de realização (orientação específica de codificação), para contextos de intervenção pedagógica, discutindo o significado dessa relação e as potencialidades e limites dos instrumentos metodológicos construídos. Faz-se uma descrição pormenorizada e fundamentada desses instrumentos, referindo os pressupostos teóricos e metodológicos que orientaram a sua concepção e aplicação e dão-se exemplos da forma como se procedeu à análise dos dados. Discute-se também em que medida os resultados da aplicação desses instrumentos dão sugestões para uma melhoria progressiva da linguagem externa de descrição que se tem vindo a desenvolver no contexto da formação de professores.^len^aThe study continues research developed by the ESSA Group (Sociological Studies of the Classroom) within the field of teacher education. Bernsteins theory of pedagogic discourse has provided the main conceptual framework and the concept of specific coding orientation has been used to evaluate the professional development of teachers involved in in-service teacher education programmes. The objective of this paper is to present what has been done to appreciate teachers professional development in terms of recognition and realisation rules (specific coding orientation) to contexts of pedagogic intervention, discussing the meaning of that relation and the potentialities and limitations of the methodological instruments which have been constructed to evaluate teachers performance. A detailed and grounded description of the instruments is given, referring the theoretical and methodological assumptions that have guided their conception and application and giving examples to show how the analysis of the data was done. It is also discussed the extent to which the results of the application of these instruments can give suggestions for a progressive improvement of the external language of description developed in the context of teacher education.^lfr^aCette étude donne continuité à lenquête développée par le groupe ESSA dans le domaine da la formation des enseignants. La théorie du discours pédagogique de Bernstein a constituée le principal cadre conceptuel de lenquête et le concept d orientation spécifique de codification a été usé pour évaluer le développement professionnel des enseignants impliqués dans les programmes de formation permanente. La finalité de cet article cest de présenter ce que nous avons fait pour apprécier le développement professionnel des enseignants en ce qui concerne à les règles de reconnaissance et de réalisation (orientation spécifique de codification) pour les contextes dintervention pédagogique, en débattant le sens de cette relation et les potentialités et limitations des instruments méthodologiques quont été élaborés pour évaluer le travail des enseignants. Nous faisons une description circonstanciée et fondée de ces instruments, en se reportant aux présupposés théoriques et méthodologiques quont conduit sa conception et application et nous donnons des exemples que montrent l a manière comme nous avons analysé les donnés. Nous débattons aussi en quelle mesure les résultats de lapplication de ces instruments nous suggèrent une graduel amélioration du langage externe de description que nous sommes en train de développer dans le contexte de la formation des enseignants.
: .