18 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

SILVA, Wagner Rodrigues. Subvertendo a exclusão escolar: a mediação didática dos gêneros discursivos no ensino da escrita. []. , 18, 2, pp.215-239. ISSN 0871-9187.

Concebido como objeto de ensino em atividade de produção textual, o gênero discursivo é analisado como instrumento de mediação para a aprendizagem e o desenvolvimento do discente. Nessa perspectiva, a instauração de necessidade de produção textual para propósitos específicos atribui uma função diferencial à escrita na escola, resultando na modelização de práticas de letramento para posteriores usos da escrita em situações sociais determinadas. No âmbito da modelização de gêneros, a atividade de reescrita mediada pelo professor também é caracterizada como dispositivo para eliminação da exclusão do aprendiz provocada pela escola.

: Gênero discursivo; Letramento; Reescrita; Sócio-interacionismo.

        · |     · |     · ( pdf )