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Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

FONTES, Rejane de S.. As possibilidades da actividade pedagógica como tratamento sócio-afectivo da criança hospitalizada. []. , 19, 1, pp.95-128. ISSN 0871-9187.

Refletir sobre a atuação de professores em hospitais tem sido uma questão bastante delicada na recente, mas polémica, discussão da prática pedagógica em enfermarias pediátricas. Este trabalho busca compreender o papel da educação para a saúde da criança hospitalizada em enfermaria pediátrica, analisando a ação do professor em um hospital público (Hospital Universitário António Pedro/Niterói, RJ). A metodologia de pesquisa foi a observação participante de situações de interação criança-criança, criança-adulto e de interação da criança com o meio. As categorias de análise foram: a linguagem, o brinquedo, a emoção e o conhecimento, apoiadas nos referenciais teóricos propostos por Wallon e Vygotsky. Como a educação pode contribuir para a saúde da criança hospitalizada? A conclusão a que chego é que a educação possibilita a criança re-significar sua vida e o espaço hospitalar onde se encontra, através de uma escuta pedagógica atenta e sensível que colabora para o resgate da subjetividade e da auto-estima infantis, contribuindo assim, para o bem estar e a saúde da criança hospitalizada.

: Educação; Saúde; Conhecimento; Subjetividade.

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