Revista Portuguesa de Educação
ISSN 0871-9187
BASTOS, Luzia da Conceição Alves Lage Machado. O trabalho de grupo na aula de língua materna: contributos para o desenvolvimento de competências verbais orais. []. , 19, 2, pp.139-155. ISSN 0871-9187.
^lpt^aA interacção aluno-aluno em trabalho de grupo, na aula de língua materna, constitui uma alternativa válida à tradicional e mais vulgar forma de interacção (professor-turma), nomeadamente para o desenvolvimento de competências verbais orais. Os resultados da análise do corpus - 10 aulas de trabalho de grupo, com alunos de 8º ano -, à luz de dois grupos de categorias - modos de interacção e problemas de interacção -, demonstram, por um lado, realizações verbais com uma diversidade de funções comunicativas que não se verifica quando os discentes se limitam a ser "respondentes" a perguntas do professor e, por outro, uma baixa ocorrência de problemas de interacção. Para lá do interesse destes dados para uma comparação com a interacção professor-turma, sobressai a necessidade de um enfoque particular sobre vários aspectos da comunicação entre pares (gestão da palavra, variáveis de influência, entre outros), para percebermos as implicações didácticas que daqui decorrem.^len^aPeer interaction in a group work context is a worthwhile alternative to the most traditional and common form of classroom interaction (teacher-whole class), as it contributes to the development of oral competences (object of our study). Data from the analysis of the corpus - ten classes of group work, with 8th form students -, based on two groups of categories - modes of interaction and problems of interaction -, show that students used language in a variety of functions, which doesnt occur when they simply answer to the teachers questions; on the other hand, a low frequency of problems of interaction. Beyond the interest of these data regarding a comparison with teacher-whole class interaction, the need of a particular focus on different aspects of peer talk (turn-taking, variables of influence, among others) is highlighted, in order to understand the pedagogical implications it demands.^lfr^aLa communication entre élèves disposés en groupes est une alternative plus intéressante et plausible que la traditionnelle forme de communication dans la classe (professeur-élèves) parce quelle conduit au développement de compétences orales en première langue (objet de notre recherche). Les résultats de lanalyse du corpus - 10 cours de travail en groupe, avec les élèves de quatrième -, fondée sur deux groupes de catégories - modes dinteraction et problèmes dinteraction - révèlent dun coté que les élèves utilisent langage avec une diversité de fonctions communicative qui ne se réalise pas lorsquils répondent simplement aux questions du professeur; et dun autre que les problèmes dinteraction sont réduits. Si ces données permettent une comparaison entre la communication profésseur-élèves, elles soulignent limportance dune attention particulière sur les divers aspects concernant la communication élèves-élèves (la gestion de la parole, variantes dinfluence, entre autres), afin de comprendre les implications didactiques qui surviennent de ceux-ci.
: .