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Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

FREIRE, Isabel P.; SIMAO, Ana M. Veiga    FERREIRA, Ana S.. O estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico : um questionário aferido para a população escolar portuguesa. []. , 19, 2, pp.157-183. ISSN 0871-9187.

^lpt^aNo presente artigo apresenta-se um questionário que constitui um instrumento de estudo de diferentes manifestações de violência entre pares, para o 3º ciclo do ensino básico, aferido para a população portuguesa. Após uma breve introdução à problemática da violência entre pares, descreve-se sinteticamente o processo de construção do questionário e dá-se uma sinopse do instrumento. Por fim, apresentam-se os resultados mais relevantes da aplicação do referido questionário a 242 alunos de uma escola do 3º ciclo do ensino básico da cidade de Lisboa. A análise destes dados permitiu concluir, por exemplo, que existe independência entre ser agressor de bullying e o ano de escolaridade mas que, pelo contrário, os casos de agressão sistemática (quer de alunos-vítimas, quer de alunos-agressores) variam com o género.^len^aIn the present paper is presented one questionnaire that constitutes an instrument of study of different manifestations of violence between school peers, for the 3rd cycle of basic education, surveyed for the Portuguese population. After a short introduction to the problematic of violence between peers, we briefly describe the process of construction of the questionnaire and we present a synopsis of the instrument. Finally, are presented the most important results of the application of the related questionnaire to 242 pupils of a school of 3rd cycle of basic education of the city of Lisbon. The analysis of these data allowed to conclude, for example, that exists independence between to be bully and the school grade but, for the opposite, that the status of bully or victim vary with gender.^lfr^aDans cet article est présenté un questionnaire qui constitue un instrument d’étude de différentes manifestations de violence entre pairs, destiné au 3e cycle de l’enseignement basique et etalonné à la population portugaise. Après une brève introduction à la problématique de la violence entre pairs, nous décrivons à gros traits le processus de construction du questionnaire et en faisons une synopse. Enfin, sont présentés les résultats censés les plus pertinents de la mise en oeuvre du questionnaire referé auprès de 242 élèves du 3e cycle de l’enseignement basique d’une école de Lisbonne. L’analyse de ces données a permis de conclure, par exemple, qu’il y a indépendance entre être agresseur de maltraitance (bullying) et l’année de scolarité, mais que, à l’inverse, les cas d’agression systématique (qu’il s’agisse d’élèves-victimes ou qu’il s’agisse d’élèves-agresseurs) varient selon le genre.

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