20 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

SA, Virgínio    ANTUNES, Fátima. Públicos e (des)vantagens em educação: escolas e famílias em interacção. []. , 20, 1, pp.129-161. ISSN 0871-9187.

Neste texto pretendemos apresentar alguns resultados provisórios de uma investigação em curso centrada nos processos de regulação da educação. O estudo desenvolve-se num concelho do norte de Portugal (convencionalmente designado Vila Formosa), abarcando as escolas com oferta de ensino secundário, e pretende esclarecer, um conjunto de questões envolvidas com a diversidade dos públicos escolares, orientações e práticas das escolas e estratégias das famílias. Os elementos que nos propomos apresentar decorrem da análise de uma parcela do material empírico recolhido na primeira fase do estudo e centram-se, no essencial, na articulação entre duas vertentes: i) lógicas e processos mobilizados pelas escolas nos momentos em que efectivam determinadas escolhas organizacionais (nomeadamente, quando procedem à constituição das turmas e à gestão de determinados recursos); ii) determinadas estratégias de investimento escolar das famílias (materializadas, por exemplo, em 'escolhas' diversas e no recurso a 'explicações'). Os dados preliminares da investigação em curso, sugerem, ainda que de uma forma não linear nem consolidada, estamos perante um acesso desigual a um bem fundamental - a educação -, sobretudo nas suas fileiras mais prestigiadas, desigualdade essa que parece penalizar sobretudo os grupos sociais que já sofrem de outros défices.

: Regulação da educação; Gestão da diversidade; Constituição de turmas; Estratégias de investimento escolar das famílias.

        · |     · |     · ( pdf )