20 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

CASTANHEIRA, Maria Lucia; GREEN, Judith L.    DIXON, Carol N.. Práticas de letramento em sala de aula: uma análise de ações letradas como construção social. []. , 20, 2, pp.7-38. ISSN 0871-9187.

Neste texto, argumenta-se que letramento não é um processo único e universal, que tenha o mesmo significado para todas as pessoas. Ao contrário, entende-se que letramento é um processo dinâmico em que o significado de ação letrada é continuamente (re)construído, localmente, por participantes de diferentes grupos sociais. Para corroborar tal argumento, examinamos como uma perspectiva compartilhada de letramento é estabelecida por participantes no dia-a-dia de uma sala de aula. Orientados pela abordagem etnográfica interacional, analisamos como os alunos e os professores de uma turma de inglês estabelecem as condições para leitura, produção e discussão de textos, durante um curso de verão. A partir dessa análise, apresentam-se considerações teórico-metodológicas para o desenvolvimento de pesquisas sobre práticas escolares de letramento.

: Letramento; Análise do discurso; Interação em sala de aula.

        · |     · |     · ( pdf )