21 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

BARROSO, Geraldo. Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória . []. , 21, 1, pp.33-58. ISSN 0871-9187.

^lpt^aEste estudo coloca em discussão os significados que são atribuídos à crise da escola pública de frequência obrigatória na literatura educacional crítica produzida desde fins do século XX no Brasil e em Portugal. Elenca as expectativas otimistas que impulsionaram - após a Segunda Guerra Mundial - a massificação da instituição escolar, fazendo um confronto com os impasses com que os sistemas públicos de ensino se defrontam, neste início do século XXI, diante das promessas não cumpridas da modernidade. Aborda, ainda, o impacto das transformações de economias e culturas globalizadas, de sociedades multiculturais, de informatização acelerada e de Estados-Nação esvaziados de suas funções históricas para a configuração dessa crise e os diferentes dispositivos que têm sido elaborados, no Brasil e em Portugal, destinados a superá-la.^len^aThis study discusses the meaning that are ascribed to the crisis of public (state) schools of compulsory attendance in the educational critical literature published since the last decades of the 20th century, both in Brazil and Portugal. It lists the optimistc expectations that impelled the massification of schooling after the Second World War and compares them with the impasses that the public systems of education are confronting, at the beginning of the 21º century, and which are largely due to the unfulfilled promises of modernity. It also deals with the impact of the changes of globalised cultures and economies, multicultural societies, accelerated information, and Nation-States deflated of their historical functions in the configuration of that crisis; it deals as well with the different estrategies that have been designed, both in Brazil and in Portugal, in order to overcome this crisis.^lfr^aCette étude vise à lever les raisons qui sont attribuées à la crise de l’école publique de fréquence obligatoire dans la littérature éducationnelle critique, produite depuis la fin du XXème siècle au Brésil et au Portugal. Souligne les expectatives optimistes qui ont contribué à donner un nouveau souffle - après la deuxième guerre mondiale - a la massification de l’institution écolière, se confrontant aux impasses auxquelles se heurtent les systèmes publics d’enseignement, en ce début de XXIème siècle, face aux promesses de la modernité qui ne sont pas respectées. Aborde encore, l’impacte des transformations d’économies et cultures globalisées, de sociétés multiculturelles, d’information accélérée et des états - nations vidées de ses fonctions historiques pour la configuration de cette crise et les différents dispositifs qui sont mis en ouvre, au Brésil et au Portugal, destinés à l’erradiquer.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )