21 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

LEMOS, Gina; ALMEIDA, Leandro S.; GUISANDE, M. Adelina    PRIMI, Ricardo. Inteligência e rendimento escolar: análise da sua relação ao longo da escolaridade. []. , 21, 1, pp.83-99. ISSN 0871-9187.

^lpt^aEste estudo analisa a relação entre os resultados em provas cognitivas e o rendimento académico. Considera-se uma amostra representativa dos alunos portugueses entre o 5º e o 12º ano de escolaridade (n=4899). A avaliação cognitiva considerou os resultados na Bateria de Provas de Raciocínio: versão BPR5/6, versão BPR7/9 e versão BPR10/12. Todas as provas avaliam a capacidade de inferir e aplicar relações, recorrendo a tarefas de conteúdo diferenciado (figurativo-abstracto, numérico, verbal, mecânico e espacial). Os coeficientes de correlação sugerem uma maior associação entre as habilidades cognitivas e o rendimento escolar nas disciplinas cujo conteúdo curricular mais se aproxima dos itens das provas. Por outro lado, observa-se uma diminuição progressiva nos coeficientes de correlação à medida que se avança na escolaridade, apontando para uma menor importância das variáveis cognitivas na predição do rendimento académico nos anos escolares mais avançados. Estes resultados sugerem uma maior atenção, com o avançar na escolaridade, a variáveis não estritamente cognitivas e a variáveis próprias dos contextos de ensino-aprendizagem na explicação do rendimento escolar.^len^aIn this study the authors analyse the relationship between scores on cognitive tests and academic achievement. A Portuguese representative sample of 5th to 12th school levels (n=4899) was considered. The cognitive assessment included the scores obtained by means of a Reasoning Tests Battery: version BPR5/6, version BPR7/9 and version BPR10/12. All these tests assess the capacity to make inferences and to apply relations, by means of different content tasks (figural-abstract, numerical, verbal, mechanical, and spatial). The correlation coefficients suggest higher association between the cognitive abilities and academic achievement in disciplines whose curricular content is more similar to the content of the items of each test. It is also possible to verify a progressive decrease of the correlation coefficients as we advance in school levels, suggesting a less importance of cognitive variables in the prediction of academic achievement at higher school levels. On the other hand, these results suggest, as we move on the school levels, the progressive importance to explain academic achievement of variables not strictly cognitive and of those specific of the teaching and learning contexts.^les^aEste estudio analiza la relación entre los resultados en pruebas cognitivas y el rendimiento académico. Se consideró una muestra representativa de alumnos portugueses entre 5º de Primaria y 2º de Bachillerato (n=4899). La evaluación cognitiva contempló los resultados en la Batería de Pruebas de Raciocinio: versión BPR5/6, versión BPR7/9, y versión BPR10/12. Todas las pruebas evalúan la capacidad de inferir y aplicar relaciones, recurriendo a tareas de contenido diferenciado (figurativo-abstracto, numérico, verbal, mecánico y espacial). Los coeficientes de correlación sugieren una mayor asociación entre las habilidades cognitivas y el rendimiento escolar en las disciplinas cuyo contenido curricular más se aproxima a los ítems de las pruebas. Por otro lado, se observa una disminución progresiva en los coeficientes de correlación a medida que se avanza en la escolaridad, apuntando para una menor importancia de las variables cognitivas en la predicción del rendimiento académico en los años escolares más avanzados. Estos resultados sugieren una mayor atención, a medida que avanzamos en la escolaridad, a variables no estrictamente cognitivas y a variables propias de los contextos de enseñanza-aprendizaje en la explicación del rendimiento escolar.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )