21 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

CUNHA, Maria José dos Santos. A animação educativa no desenvolvimento pessoal e social de futuros formadores: uma abordagem centrada na prática teatral. []. , 21, 2, pp.161-185. ISSN 0871-9187.

^lpt^aNeste artigo procuramos focalizar, a partir de um trabalho realizado em contexto extra-curricular com formandos das Licenciaturas de Educação de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, o papel de um objecto de estudo ainda pouco explorado num contexto de formação inicial, o da animação educativa aliada a práticas teatrais, descrevendo de forma sintética o processo que a ele conduziu, apresentando os resultados e apreciando os seus valores.^len^aIn this article, based on a study developped in extra-curricular context with pre-service kindergarten and elementary school teachers, we intend to focus on the role of a still ill-explored issue in the context of initial formation, the theme of educational animation, combined with theatrical practice. The process that lead to it is briefly described, the results are presented and its values are discussed accordingly.^lfr^aDans cet article, nous procurons, à partir d’une étude réalisée en contexte extra-curriculaire avec de futurs éducateurs de l’école maternelle et primaire, verser sur le rôle d’un object d’étude encore peu exploré en contexte de formation initiale, celui de l’animation éducative alliée à des pratiques théatrales, en décrivant sommairement le processus qui nous y a conduit, en présentant les résultats et en analysant ses valeurs.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )