Revista Portuguesa de Educação
ISSN 0871-9187
GOMES, Ana Lucia CORREA, Jane. Escrita teclada x escrita padrão na produção textual: a experiência de adolescentes brasileiros. []. , 22, 1, pp.71-88. ISSN 0871-9187.
^lpt^aO computador associado à internet vem produzindo transformações no ato de escrever, conduzindo a produção escrita em direção à rapidez e velocidade de execução. Em decorrência das demandas do uso dos aplicativos de comunicação instantânea, surgem novos gêneros textuais, investindo a escrita de características linguísticas específicas, visando tornar a comunicação através do texto digital mais dinâmica e funcional. O presente trabalho discute o emprego da escrita teclada por adolescentes como vinculada ao gênero textual digital, contextualizada pela cultura eletrônica, possibilitando a produção discursiva na internet. Argumenta-se que escrita teclada não seria transposta necessariamente a outros contextos discursivos, como por exemplo, o escolar, sugerindo, desta forma, a ocorrência de um processo de legitimação das escolhas lingüísticas em função do contexto sociocomunicativo.^len^aThe computer connected to the internet has been promoting great changes in written language. As a result of the use of instant communication devices, new text genres have been emerged along with specific linguistic features in writing, which make communication through digital texts more dynamic and functional. The present work discusses teenagers use of written language on the internet as related to digital text genres in the context of an electronic culture. It is argued that the specific linguistic features of the written language on the internet would not be transposed to other discursive contexts unless implicit or explicitly acknowledged. This suggests that linguistic choices made by teenagers are sensitively related to the discursive contexts.^lfr^aLordinateur associé à linternet est en train de produire des transformations sur lacte décrire, conduisant la production écrite vers la rapidité et vitesse dexécution. Comme conséquence de la demande dutilisation des applicatifs de communication instantanée, surgissent de nouveaux genres textuels, qui investissent lécriture de caractéristiques lingüistiques spécifiques, ayant pour but de rendre la communication par le texte digital, plus dynamique et fonctionnel. Le présent travail met em discussion lusage de lécriture sur clavier par les adolescents comme attachée au genre textuel digital, dans le contexte de la culture électronique, rendant possible la production discursive sur internet. Largumentation est que lécriture sur clavier ne serait nécessairement transposée aux autres contextes discursifs, comme par exemple le contexte scolaire, ce qui suggère alors locurrence dun processus de légitimité des choix lingüistiques en fonction du contexte socio-communicatif.
: .