Revista Portuguesa de Educação
ISSN 0871-9187
PACHECO, José Augusto. Processos e práticas de educação e formação: Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização. []. , 22, 1, pp.105-143. ISSN 0871-9187.
^lpt^aNuma análise crítica dos recentes processos e práticas de educação e formação, definidos pela agenda da União Europeia e de outros organismos, colocamos no centro do debate a relação entre globalização, conhecimento e currículo, de modo a salientar as mudanças ao nível da educação formal, não formal e informal para o estudo do currículo. Sublinhamos que as políticas de educação e formação são processos complexos de decisão, dependentes de territorialidades diferentes e entrelaçadas, com o objectivo de responder afirmativamente a uma mudança económico-social mais ampla. É nesta lógica estruturada de decisão política que situamos o estudo do currículo no contexto de políticas globalizadas, por um lado, e das políticas nacionais, por outro, reconhecendo que ambas estão edificadas em torno do conhecimento.^len^aIn a critical analysis of the recent education processes and practices, defined by the European Unions agenda and that of other organisms, we have placed at the centre of the debate the relation between globalization, knowledge and curriculum, so as to highlight the changes on the level of the formal, non formal and informal education to the curriculum study. We underline the fact that the education and training policies are complex processes of decision, dependent on different and intertwined territorialities with the objective of affirmatively respond to a broader economic-social change. It is based on this structured logic of political decision that we situate the curriculums study in the context of globalized policies, on the one hand, and national policy, on the other hand, recognising the fact that both are edified around knowledge.^lfr^aDans une analyse critique des récents processus et pratiques d'éducation et formation, definis par l'agenda de lUnion européenne et dautres organismes, nous plaçons au centre du débat la relation entre globalisation, connaissance et curriculum, de façon à mettre en évidence les changements au niveau de l éducation formelle, non formelle et informelle pour létude du curriculum. Nous insistons sur le fait que les politiques déducation et formation sont des processus complexes de décision, dépendants de différentes et interliées territorialités, dont lobjectif est de répondre affirmativement à une transformation économique et social plus large. Cest dans cette logique structurée de décision politique que nous situons létude du curriculum dans le contexte de politiques globalisées, dune part, et de politiques nationales, dautre part, en reconnaissant que les deux sont édifiées autor de la connaissance.
: .