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Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

PALHARES, José Augusto. Reflexões sobre o não-escolar na escola e para além dela. []. , 22, 2, pp.53-84. ISSN 0871-9187.

^lpt^aAdmitindo-se que a escola pública está em transformação, particularmente no que respeita à (re)definição das suas funções sociais e à sua expressão na estruturação do quotidiano das crianças e dos jovens, partimos para esta reflexão alimentados pela convicção de que é possível compreendê-la pela deambulação crítica entre as suas fronteiras e ao mesmo tempo estabelecer pistas de análise sobre as relações que esta instituição estabelece com outras instâncias educativas. A implementação de medidas políticas como a "escola a tempo inteiro" surge neste texto como a alavanca reflexiva para se pensar as possibilidades educativas que se esboçam entre o escolar e o não-escolar, tanto nos espaços e tempos escolares como para além deles. Não deixaremos também de problematizar a crescente centralidade da cultura escolar na construção e na definição de percursos, estratégias e experiências de educação (não-formais e informais) nos distintos quadros de vida dos alunos.^len^aAssuming that the public school is in a state of transformation, particularly in regard to a (re) definition of its social functions and its expression in structuring the daily lives of children and young people, we commence this reflection nourished by the conviction that it is possible to comprehend it by taking a critical stroll between their borders and at the same time establishing lines of analysis on the relationships that this institution establishes with other educational instances. The implementation of policy measures such as "full time school" appears in this text as a lever to reflective thinking about educational opportunities that may be drafted between the school and the non-school, both in school space and time and beyond them. We will also discuss the growing centrality of school culture in the construction and definition of pathways, strategies and experiences of education (non-formal and informal) in distinct areas of the life of students.^lfr^aAdmettant que l’école publique est en transformation, particulièrement en ce qui concerne la (re)définition de ses fonctions sociales et de son expression dans la structuration du quotidien des enfants et des jeunes, nous partons vers cette réflexion alimentés par la conviction qu’il est possible de la comprendre par la déambulation critique entre ses frontières. Nous prétendons en même temps établir des pistes d’analyse par rapport aux relations que cette institution établit avec d’autres instances éducatives. La mise en place de mesures politiques comme l’"école à temps complet" surgit dans ce contexte comme le levier réflexif pour penser aux possibilités éducatives qui s’ébauchent entre le scolaire et le non-scolaire, aussi bien dans les espaces et temps scolaires qu’en dehors d’eux. Nous ne cesserons pas non plus de problématiser la croissante centralité de la culture scolaire dans la construction et dans la définition de parcours, de stratégies et d’expériences d’éducation (non formelles et informelles) dans les différents cadres de vie des élèves.

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