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Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

TRAVERSINI, Clarice Salete    BUAES, Caroline Stumpf. Como discursos dominantes nos espaços da educação atravessam práticas docentes?. []. , 22, 2, pp.141-158. ISSN 0871-9187.

^lpt^aAs práticas docentes são atravessadas pelos discursos dominantes em circulação nos espaços da educação na contemporaneidade. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo analisar os discursos pedagógicos predominantes entre os professores quando se trata de metodologias de ensino. Para o estudo, selecionamos as noções de discurso pedagógico (Díaz, 1998), discutido a partir da compreensão de discurso de Michel Foucault. Para obtenção das informações, utilizamos questionários respondidos por 120 professores de escolas públicas e privadas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, na região Sul do Brasil. As informações obtidas mostram que a interdição das metodologias centradas no ensino e o predomínio de uma pedagogia do aprendiz constituem o discurso pedagógico predominante na atualidade. Sommer (2005) e Silveira (2005) já apontavam tal predomínio ao estudarem os discursos sobre alfabetização. No entanto, não é apenas no que tange à alfabetização que tais discursos vigoram; eles também são encontrados nos ditos dos professores, tais como os de Educação Física e Letras, que atuam nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio.^len^aThe teaching practices cross the dominant discourses in circulation in the education space today. This article aims at bringing about pedagogical discourses that prevail among teachers when they deal with teaching methodologies. For this study, we have selected the notions of pedagogical discourse (Díaz, 1998), as discussed from the comprehension of discourse of Michel Foucault. In order to obtain data, we have used questionnaires, which were answered by 120 teachers of both private and public schools in Santa Catarina and Rio Grande do Sul, southern Brazil. The information obtained has shown that the interdiction of methodologies centered on teaching, and the prevalence of learner pedagogy have constituted the currently prevailing pedagogical discourse. Sommer (2005) and Silveira (2005) had already pointed out this prevalence when they studied discourses about literacy. However, these discourses do not only appear in the field of literacy, but also in the discourse of teachers, such as those that teach Physical Education and Languages, that work with early and late grades of both Elementary and High School.^les^aLas prácticas docentes son atravesadas por los discursos dominantes en circulación en los espacios de la educación en la contemporaneidad. El artículo tiene como objetivo evidenciar los discursos pedagógicos predominantes entre los profesores cuando se trata de metodologías de enseñanza. Para el estudio, seleccionamos las nociones de discurso pedagógico (Díaz, 1998), discutido a partir de la comprensión de discurso de Michel Foucault. Para obtención de las informaciones, utilizamos cuestionarios contestados por 120 profesores de escuelas públicas y privadas de Santa Catarina y de Rio Grande do Sul, en la región Sur de Brasil. Las informaciones obtenidas muestran que la interdicción de las metodologías centradas en la enseñanza y el predominio de una pedagogía del aprendiente constituyen el discurso pedagógico predominante en la actualidad. Sommer (2005) y Silveira (2005) ya señalaban dicho predominio al estudiar los discursos sobre alfabetización. Sin embargo, no es solo en lo que tange a la alfabetización que tales discursos se fortalecen; también se encuentran en los dichos de los profesores, tales como los de Educación Física y Letras, que actúan en los años iniciales y finales de la Enseñanza Fundamental y Mediana.

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