23 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

ALVES, Mariana Gaio. Aprendizagem ao longo da vida: entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdades. []. , 23, 1, pp.7-28. ISSN 0871-9187.

^lpt^aA apologia da aprendizagem ao longo da vida, designadamente ao nível dos discursos políticos da Comissão Europeia, parece traduzir a crença de que se trata de uma nova orientação estratégica que permitirá solucionar muitos dos velhos problemas que se vêm colocando aos sistemas de educação e formação. Neste artigo, pretende-se debater em que medida a aprendizagem ao longo da vida corresponde, de facto, a uma novidade no campo educativo. Para tal consideramos, de modo articulado, três dimensões de análise: discutimos os sentidos e significados que lhe são atribuídos, reflectimos sobre as eventuais alterações que introduz, por um lado, nas orientações estratégicas subjacentes às políticas educativas e, por outro lado, nos processos de educação e formação. Procura-se, também, indagar de que modo a promoção de dinâmicas de aprendizagem ao longo da vida permite atenuar (ou não) as desigualdades que têm marcado o desenvolvimento dos sistemas educativos.^len^aLifelong Learning has been a central issue, namely within political discourses from the European Commission, and it conveys the idea that this is a new strategy within Education that will allow us to overcome many old problems that have been facing the development of the educational and training systems. In this article we intend to discuss to what extent is lifelong learning a novelty within the educational field. To meet that purpose we consider three inter-related dimensions in our analysis: (1) the meanings and understandings of the idea of lifelong learning, the educational changes occurring within the paradigm of lifelong learning in what concerns (2) educational policy and (3) educational and training processes. We also address the debate on the dynamics of lifelong learning and the ways it contributes to the persistence (or diminishing) of inequalities that have been underlying the development of educational systems.^lfr^aLifelong learning est manintenant un mot-clé dans les discourses politiques, en particuliére ces de la Commission Européenne, et le suject d’une nouvelle stratégie en éducation sur laquelle on souhaite être capable de résoudre des vieux problems dans le developpement des systèmes d’éducation et formation. Dans ce texte nous prétendons reflechir sur l’idée de lifelong learning en s’interrogeant sur son caráctere de noveauté. Cette réflexion se développe en trois dimensions articulés: (1) les signifiées de l’idée de lifelong learning, les changements educatifs associées au lifelong learning dans les thématiques (2) de la politique et stratégie educative et (3) des processus educatifs. Nous analysons aussi dans ce texte le débat au tour de cette dynamique lié au lifelong leraning et la persistence (ou reduction) des inégalités sous-jacents au développement des systémes d´éducation et formation.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )