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Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

FERREIRA, Sílvia    MORAIS, Ana Maria. A natureza da ciência nos currículos de ciências - Estudo do currículo de Ciências Naturais do 3º ciclo do ensino básico. []. , 23, 1, pp.119-156. ISSN 0871-9187.

^lpt^aO estudo analisa em que medida a mensagem sociológica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial veiculado no currículo de Ciências Naturais do 3º ciclo do ensino básico português contempla a natureza da ciência. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein e na conceptualização de Ziman sobre a construção da ciência. O estudo usou uma metodologia mista e seguiu um processo dialéctico entre o teórico e o empírico. Os resultados do estudo mostraram que a construção da ciência está, em geral, presente no currículo mas que a dimensão sociológica externa é a única dimensão com elevado estatuto. Este baixo estatuto geral atribuído à natureza da ciência é reforçado com a elevada ausência, no currículo, de relações intradisciplinares entre conhecimentos científicos e metacientíficos. Os resultados evidenciaram ainda que o Ministério da Educação deixa implícitos para os professores, mesmo quando eles estão presentes, não apenas os conhecimentos metacientíficos a apreender e as competências metacientíficas a desenvolver, mas também as relações intradisciplinares entre conhecimentos científicos e metacientíficos. Encontraram-se diferenças entre os dois documentos do currículo - Competências Essenciais e Orientações Curriculares - que evidenciam processos de recontextualização. Estes resultados são discutidos e exploram-se as suas consequências em termos de aprendizagem científica.^len^aThe study analyses the extent to which the sociological message transmitted by the Official Pedagogic Discourse of the Natural Science curriculum for Portuguese middle school considers the nature of science. It is epistemologically and sociologically grounded with particular emphasis on Bernstein’s theory of pedagogic discourse and Ziman’s conceptualization of science construction. The study used a mixed methodology and followed a dialectical process between the theoretical and the empirical. The results show that the nature of science is, in general, present in the curriculum but the external sociological dimension of science is the only dimension with high status. This general low status attributed to the nature of science is compounded with the high absence in the curriculum of intradisciplinary relations between scientific and metascientific knowledge. The results also show that the Ministry of Education leaves implicit to teachers, even when they are present, not only the metascientific knowledge to be learned and the metascientific competences to be developed but also the intradisciplinary relations between scientific and metascientific knowledge. Differences were found between the two main parts of the curriculum - Essential Competences and Curriculum Guidelines - which indicate recontextualization processes. These results are discussed and their consequences in terms of scientific learning are explored.^lfr^aL’étude analyse dans quelle mesure le message sociologique transmis par le Discours Pédagogique Officiel véhiculé dans le programme de Sciences Naturelles de 3ème et 4ème, de l’enseignement portugais tient en compte la nature de la science. La recherche présente des principes épistémologiques e sociologiques et est surtout basée dans la théorie du discours pédagogique de Bernstein et dans la conceptualisation de Ziman sur la construction de la science. L’étude a utilisé une méthodologie mixte e a suivi un procès dialectique entre le théorique et l’empirique. Les résultats de cette étude ont montré que la construction de la science est, en général, présente dans le programme mais que la dimension sociologique externe est la seule dimension avec un haut niveau. Ce bas statut général attribué à la nature de la science est renforcé par la grande absence, dans le programme, de relations intradisciplinaires entre les contenus scientifiques et métascientifiques. Les résultats ont encore mis en évidence que le Ministère de l’Éducation rend implicites aux professeurs, même quand ils sont présents, non pas seulement les contenus métascientifiques à comprendre et les compétences métascientifiques à développer, mais aussi les relations intradisciplinaires entre contenus scientifiques et méta-scientifiques. On a trouvé des différences entre les deux documents du programme - Compétences Essentielles et Orientations du Programme - qui mettent en évidence des procès de reconstextualisation. Ces résultats sont analysés et on explore ses conséquences au niveau de l’apprentissage scientifique.

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