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Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

ROMAO, José Eustáquio. Razões oprimidas. []. , 23, 2, pp.7-34. ISSN 0871-9187.

^lpt^aPaulo Freire, em vida, instava sempre a seus mais próximos colaboradores que não o repetissem, mas que o reinventassem, em cada novo contexto. A abordagem das "razões oprimidas" é uma tentativa de reinvenção do legado freiriano no campo epistemológico. Assim, este texto retoma o princípio que Paulo Freire desenvolveu em Pedagogia do oprimido - o de que somente os oprimidos podem se libertar e libertar, também seus opressores -, estendendo-o ao campo da teoria do conhecimento e, portanto, demonstrando a vantagem epistemológica dos oprimidos e das oprimidas.^len^aPaulo Freire, along his life, asked his disciples they must not repeat him; but, instead of that, they must reinvent him in each specific context. The Oppressed Reasons´ approach is a reinvention´s attempt of freirian´s legacy in the epistemological field. Thus, this text rescue the principle that Paulo Freire developed in Pedagogy of the oppressed - the one that proposes that only the oppressed can liberate themselves and also liberate their oppressors - applying it in the field of knowledge theory and, therefore, demonstrating the epistemological vantage of the oppressed.^lfr^aPendant sa vie, Paulo Freire appelait toujours à ses colaborateurs de ne lui répeter pas, mais de lui réinventer dans chaque contexte. L´analyse des Raisons Opprimées est une tentative de la réinvention des idées de Paulo Freire dans le champs de l´Épistémologie. Alors, ce text ici récupère le principe freirien que est developpé dans la Pédagogie des oprimés - seulement les oprimés libèrent eux mêmes et libèrent aussi leurs oppresseurs - en l´applicant aux champs de la théorie de la connaissance et, par consequance, en demonstrant les avantages épistémologiques des opprimés.

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