23 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

LOUREIRO, Armando Paulo Ferreira. A dinâmica do saber em local de trabalho: o caso de uma equipa técnica de educação e formação de adultos. []. , 23, 2, pp.93-118. ISSN 0871-9187.

^lpt^aNeste texto discute-se a questão da dinâmica do saber em contexto de trabalho a partir de uma investigação etnográfica realizada junto de técnicos de educação de adultos de uma associação de desenvolvimento local. Mais concretamente, abordam-se três processos: a construção e a reconstrução do saber; os seus diferentes tipos de transferências; e a sua dimensão temporal. Os resultados mostram que o processo de construção e reconstrução assenta na experimentação, na reflexão e na negociação de sentido realizado pelos membros da equipa técnica. As transferências de saber ocorrem de fora para dentro do local de trabalho e dentro do próprio contexto de actuação. Estas transferências estão, normalmente, ligadas ao fazer e ao momento do fazer. Esta é, sem dúvida, outra das principais características do saber deste contexto. Portanto, o saber está intimamente relacionado com a dimensão temporal do fazer.^len^aIn this text the question of knowledge dynamics in a working context is discussed. It is based on an ethnographic research carried out together with technicians in adult education, who belong to an association of local development. In this process three steps are analysed: the building and rebuilding of knowledge, their different types of transferences and their temporal dimension. The results show that the process of building and rebuilding is based on experimentation, reflection and negotiation of meaning carried out by members of the technical team. The transferences of knowledge take place from the outside to the inside of the working place and within the acting context itself. These transferences are, usually, linked to the doing and to the moment of doing. This is, no doubt, other of the main characteristics of knowledge in this context. We may, therefore, conclude that knowledge is closely linked to the temporal dimension of doing.^lfr^aDans ce texte on examine la question de la dynamique du savoir en situation de travail, en partant d`une recherche ethnographique accomplie auprès des techniciens d`éducation de adultes dans une association de développement local. Plus concrètement, on aborde trois procédés: la construction et la reconstruction du savoir; les distincts modèles de transfert; et leur dimension dans le temps. On est assuré que le processus de construction et la reconstruction est basé dans l`expérimentation,  dans la réflexion et dans la négociation du sens réussi par l`équipe technique. Les transfert du savoir arrivent d`au dehors du lien de travail vers l`intérieur et dedans du contexte de l`action. Les transferts sont à l`ordinaire liés à l`action et à l`instant de l`action. Sans doute, est celle-ci une des plus spécifiques particularités du savoir dans ce contexte. Alors, le savoir est beaucoup associé à la dimension temporelle de  l`action.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )