23 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos. Experiências profissionais, identidades e formação docente em educação física. []. , 23, 2, pp.153-171. ISSN 0871-9187.

^lpt^aO foco deste trabalho é a reflexão sobre experiências profissionais, formação e identidades da/na docência. Discute identidade profissional de base e as dimensões que circunscrevem dela, por exemplo, formação, experiências e trajetórias, e também a profissão e as relações que decorrem dela, como as condições do trabalho docente e as relações que o professor constrói com os saberes. Retoma as experiências pessoais-profissionais para introduzir a discussão e aproximar-se da temática central do artigo; com o objetivo de trazer ao texto evidências empíricas, destaca questões de uma pesquisa concluída, geradas pelas narrativas dos professores colaboradores que atuam em escolas, no ensino da educação física em um contexto educacional brasileiro; e, finalmente, de maneira articulada, desenvolve reflexões teóricas pertinentes ao estudo da formação e transformação das identidades dos professores do ponto de vista pessoal-profissional e da profissão, com base na abordagem sociológica das identidades e relações profissionais.^len^aThe paper is a reflection about professional experiences, formation and identities of teachers. Discusses professional identity of basis and the dimensions that circumscribe it, for instance, formation, experiences and trajectories, and also the profession and the relations that come from it, for example, the teachers‘ work conditions and the relations that the teachers build with knowledge. It rescues the personal-professional experiences to introduce the discussion and approximates the central thematic of the article; aiming at bringing empirical evidences to the text, it stands out the questions of a concluded research, created by the narratives of collaborator teachers who work at schools, teaching Physical Education in a Brazilian educational context; and, finally, in an articulated way, it develops theoretical reflections pertinent to the study of formation and transformation of identities of teachers in a personal-professional point of view and the profession, based on the sociological approach of identities and professional relations.^lfr^aLe foyer central de ce travail est la réflexion sur des expériences professionnelles, formation et identités de l'enseignement. Examine l'identité professionnelle de base et des dimensions qu'elle entoure, par exemple, la formation, expériences et trajectoires, outre la profession de l'enseignant et des relations qui d'elle d'écoulent, comme sont les conditions du travail enseignant et les relations que l'enseignant construit avec les savoirs. Tient compte des expériences personnelles et professionnelles pour introduire la discussion et s’approcher de la thématique tronc de l’article; visant a aligner le texte avec évidences empiriques, il détache questions produites par les récits d'enseignants qui agissent dans l'enseignement fondamental de l'éducation de base au Brésil; et, enfin, de façon articulée, développe quelques réflexions concernant l'étude de la formation et transformation des identités des enseignants du point de vue personnelle et professionnelle dans une perspective sociologique de las identités et les relations professionnelles.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )