23 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

SILVA, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas    SANTOS, Neiva Maria Picinini. Os cenários de aprendizagem: espaços de cuidado, conhecimento, poder e cidadania na formação do enfermeiro. []. , 23, 2, pp.173-189. ISSN 0871-9187.

^lpt^aDiariamente encontramos espaços de poder e cidadania, nos quais se desenvolve a assistência, a pesquisa e a formação profissional. Este artigo tem como objeto de estudo o significado dos cenários de aprendizagem para a formação do estudante de enfermagem. São seus objetivos descrever o significado de cenários de aprendizagem para o estudante de enfermagem e analisar o significado dos cenários de aprendizagem na formação profissional. Para o estudo utilizou-se a pesquisa qualitativa, de junho a julho/2008, num Centro Universitário/RJ. Os sujeitos são 41 estudantes do 1º período de Enfermagem, a 3ª turma a integrar o novo currículo de metodologias ativas. Os dados foram agrupados em quatro unidades temáticas: espaço para o conhecimento e o aprender; espaço de reconstrução de vivências para a enfermagem; espaço de escola e cidadania; espaço de vida, idéias, aptidões, informações, dúvidas e experiências. Os estudantes destacaram os cenários de aprendizagem como espaços de cuidado, poder e cidadania para a formação profissional.^len^aDaily, we face spaces of power and citizenship in which assistance, research and professional formation are developed. The object of this study is the meaning of learning scenarios for the formation of the nursing student. The objectives are to describe the meaning of these learning scenarios for the student as well as to analyze the meaning of the scenarios in the professional formation. For the development of the study, a qualitative research was conducted, from June to July/2008, in a University/RJ Center. The subjects are 41 students of the 1st period of Nursing, the 3rd group to integrate the new curriculum of active methodologies. The data has been grouped around four thematic units: space for knowledge and learning; space of reconstruction of experiences for nursing; space of school and citizenship; space of life, ideas, aptitudes, information, doubts and experiences. The students valued the learning scenarios as spaces of care, power and citizenship for the professional formation.^les^aDiario encontramos espacios de poder y ciudadanía en que se desarrolla: la asistencia, la investigación, y la formación profesional. Esto artigo tiene como objeto de estudio: la importancia de escenarios de aprendizaje para la formación de los estudiantes de enfermería. Los objetivos son describir la importancia de los escenarios de aprendizaje, para el estudiante de enfermería y analizar la importancia de escenarios de aprendizaje en la formación. Se uso la investigación cualitativa, de junio a julio/2008, en la Universidad Centro / RJ. Los temas son 41 estudiantes del 1er periodo de Enfermería, la 3ª clase para integrar el nuevo plan de estudios de metodologías activas. Los datos se agruparon en cuatro unidades temáticas: el espacio para el conocimiento y el aprendizaje; área de la reconstrucción de las experiencias de la enfermería; zona de la escuela y de la ciudadanía, los aspectos de la vida, ideas, conocimientos, información, preguntas y experiencias. Los estudiantes destacaron los escenarios aprender a cuidar los espacios, el poder y la ciudadanía para la formación profesional.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )