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Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

SILVA, Vera Lúcia Teixeira da    NISTA-PICCOLO, Vilma Leni. Dificuldade de aprendizagem na perspectiva das inteligências múltiplas: um estudo com um grupo de crianças brasileiras. []. , 23, 2, pp.191-211. ISSN 0871-9187.

^lpt^aO texto apresenta um estudo realizado com treze crianças brasileiras, matriculadas na quarta série do ensino fundamental da rede pública do Estado de São Paulo, diagnosticadas como possuidoras de Dificuldade de Aprendizagem. O objetivo foi investigar a possibilidade de ampliar a aquisição, manifestação e expressão do conhecimento, por parte dessas crianças. Partindo-se da análise bibliográfica sobre Aprendizagem, Dificuldade de Aprendizagem e Inteligências Múltiplas, realizaram-se Intervenções Pedagógicas, visando estimular a pluralidade intelectual desses estudantes. Como método de análise optou-se pelo Paradigma Indiciário sugerido por Ginzburg (1989). Os dados levantados em entrevistas e observações durante a realização das Intervenções Pedagógicas apontaram sinais que podem ter favorecido a Dificuldade de Aprendizagem no contexto escolar. Após o período das Intervenções Pedagógicas, percebeu-se que a motivação, a disciplina, a interação, a auto-estima e a expressividade melhoraram consideravelmente. Além disso, os dados apontaram indícios que favorecem a aprendizagem, construídos no percurso da realização das Intervenções Pedagógicas.^len^aThe text presents a study with thirteen Brazilian children enrolled in the fourth grade of elementary education of the public school system from Estado of São Paulo, diagnosed as having learning difficulties. The objective was to investigate the possibility of increasing the acquisition and expression of knowledge among these children. Sustained by the literature review about Learning, Learning difficulties and Multiple Intelligences, pedagogical interventions have been developed aiming at promoting the intellectual diversity of those students. For the analysis we opted for the method suggested by Ginzburg (1989): the evidential paradigm. The data were collected by means of interviews and observations during the pedagogical interventions and showed signs that may have promoted learning disabilities in the school context. After the pedagogical intervention period, we concluded that motivation, discipline, interaction, self-esteem and expressiveness improved considerably. Moreover, data showed evidence that encourage learning, developed in the course of the pedagogical interventions^lfr^aLe texte présente une étude avec treize enfants brésiliens inscrits en quatrième année de l’enseignement élémentaire d’une école publique de l’Etat de São Paulo. Ces élèves ont été diagnostiqués comme porteurs de difficultés d’apprentissage. L’objectif était d’étudier la possibilité de développer l’acquisition, l’expression et l’expression des savoirs par ces enfants. Partant d’une revue de la littérature sur apprentissage, difficultés d’apprentissage et intelligences multiples, on a fait des interventions pédagogiques pour stimuler la diversité intellectuelle de ces étudiants. Le paradigme indiciaire de Ginzburg (1989) a été usé comme méthode d’analyse. Les données recueillies lors des interviews et des observations au cours des interventions ont montré possibles raisons pour le développent des difficultés d’apprentissage en contexte scolaire. Après le période de l’intervention pédagogique on peut conclure que la motivation, la discipline, l’interaction, l’estime de soi et l’expression ont été amélioré considérablement. En outre, les données ont montré des indices qui encouragent l’apprentissage, construits dans le cadre des interventions pédagogiques.

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