25 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

LEITE, Carlinda    RAMOS, Kátia. Formação para a docência universitária: uma reflexão sobre o desafio de humanizar a cultura científica. []. , 25, 1, pp.07-27. ISSN 0871-9187.

^lpt^aNos últimos anos a formação pedagógico-didáctica dos professores universitários tem vindo a constituir foco de atenção de várias instituições, situação que não era comum neste nível de ensino. A importância desta dimensão da docência esteve presente na Declaração Mundial sobre a Educação Superior (1998) e ganhou maior expressão com a Declaração de Bolonha (1999). É no reconhecimento de que a formação de professores do ensino superior tem de passar também pela componente pedagógico-didáctica que algumas instituições de ensino superior têm vindo a realizar acções de actualização que se constituem em espaços de reflexão sobre a docência. Sendo esta a problemática presente neste texto, nele caracterizamos desafios que se colocam à docência neste princípio do século XXI e analisamos uma experiência desenvolvida na Universidade do Porto, problematizando possibilidades destas acções se configurarem em espaços de diálogo entre a cultura humanística e a cultura científica e contribuírem para uma (re)contextualização de saberes e de fazeres.^len^aDuring the last years the pedagogical and didactical training of university teachers has become the focus of several institutions, a situation that was not common at this level of education. The importance of this aspect of teaching was present in the World Declaration on Higher Education (1998) and won more expression with the Bologna Declaration (1999). It is in the recognition that the training of university teachers must also pass by the pedagogical-didactical component that some higher education institutions have been conducting training operations for updating, which constitute opportunities for reflection on teaching. This being the problem in this text, we feature in it challenges to teaching in this beginning of the XXI century and analyze an experience developed at the University of Porto, questioning the possibilities of these actions to configure spaces for dialogue between humanistic culture and scientific culture and contribute to a (re)contextualization of the know-how.^lfr^aPendant les dernières années la formation pédagogico-didactique des professeurs universitaires a constitué un centre d’intérêt pour plusieurs, situation qui était peu commune à ce niveau d’enseignement. L’importance de cette dimension de l’enseignement a été évoquée dans la Déclaration Mondiale sur l’Enseignement Supérieur (1998) et a acquis une plus grande expression avec la Déclaration de Bologne (1999). C’est sur la base de la reconnaissance du fait que la formation des professeurs de l’enseignement supérieur doit aussi passer par la composante pédagogico-didactique que certaines institutions d’enseignement supérieur ont mis sur pieds des initiatives d’actualisation qui s’érigent en espaces de réflexion sur l’enseignement. Étant donné que c’est la problématique présente dans ce texte, nous y analysons certains défis qui se posent à l’enseignement en ce début du XXe siècle et nous étudions aussi une expérience développée à l’Université de Porto, problématisant les possibilités qu’ont ces actions pour s’ériger en espaces de dialogues entre la culture humanistique et la culture scientifique et contribuer à une (re)contextualisation de savoir-faire.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )