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Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

CALADO, Sílvia    NEVES, Isabel Pestana. Currículo e manuais escolares em contexto de flexibilidade curricular: Estudo de processos de recontextualização. []. , 25, 1, pp.53-93. ISSN 0871-9187.

^lpt^aO estudo centra-se na mensagem de dois manuais escolares de Ciências Naturais do 3º CEB e na caracterização dos processos de recontextualização que ocorrem na mensagem do currículo aquando da elaboração daqueles, tendo em conta características pedagógicas específicas. O estudo apresenta fundamentos epistemológicos, psicológicos e sociológicos, constituindo o modelo do discurso pedagógico de Bernstein a principal estrutura conceptual da investigação. Seguiu-se uma metodologia mista, mantendo-se uma dialéctica entre o teórico e o empírico. Os resultados mostram que a mensagem dos manuais veicula baixa representatividade da metaciência e baixo grau de relações intradisciplinares, de exigência conceptual e de explicitação dos critérios de avaliação, sobretudo a do manual mais seleccionado. Verifica-se um elevado grau de recontextualização da mensagem do currículo. Estes resultados levantam questões sobre o nível da aprendizagem científica em contexto de flexibilidade curricular, dado o maior controlo conferido aos autores de manuais/professores.^len^aThis study analyses the message of two textbooks of the Natural Sciences curriculum for middle school, regarding specific pedagogic characteristics. It also analyses the recontextualizing processes that transform the science curriculum message in the textbook message. The study has epistemological, psychological and sociological theoretical bases. Bernstein’s theory of pedagogic discourse is the main theoretical framework. A mixed methodology is used with dialectical process between the theoretical and the empirical. The results revealed that, in both textbooks, the metascience is poorly valued, there is a weak conceptual relation between knowledges, the conceptual demand is very low and the text to be transmitted/acquired is implicit. The textbook mostly selected by teachers had the lowest results. The recontextualizing processes changed the message contained in the science curriculum. These results raise questions about the level of scientific learning in a context of curricular flexibility, where textbooks’ authors and teachers have greater control.^lfr^aL'étude analyse le message de deux manuels de Sciences Naturelles de 3ème et 4ème, et les processus de recontextualisation du message du curriculum qui se produisent dans la préparation des manuels scolaires, quand se considère des caractéristiques pédagogiques spécifiques. L'étude présente fondements épistémologiques, psychologiques et sociologiques et le principal cadre conceptuel de la recherche est le modèle du discours pédagogique de Bernstein. L’étude a utilisé une méthodologie mixte e a suivi un procès dialectique entre le théorique et l’empirique. Les résultats montrent que le message des deux manuels est de bas représentation par rapport a la metascience, de bas grade de relation intra-disciplinaire, d’exigence conceptuelle et de la clarification des critères d'évaluation, surtout le manuel le plus sélectionné. Il y a un haut degré de recontextualisation du message du curriculum. Ces résultats soulèvent des questions sur le niveau de l'apprentissage scientifique dans le cadre de la flexibilité du curriculum, quand le contrôle est plus centré dans les auteurs des manuels scolaires et dans les enseignants.

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