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Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

QUINTAS, Helena    GONCALVES, José Alberto Mendonça. A liderança das escolas em três regiões portuguesas: uma visão a partir da avaliação externa. []. , 25, 2, pp.89-116. ISSN 0871-9187.

^lpt^aA liderança escolar tem efeitos significativos na aprendizagem, desenvolvimento e sucesso académico dos alunos e na qualidade das organizações educativas, pelo que das suas práticas depende, em grande medida, a eficácia da ação da escola. Foi tendo estes pressupostos por referentes que desenvolvemos o estudo a que este artigo se reporta. Nele procuramos caracterizar a liderança das escolas e agrupamentos de escolas de três regiões portuguesas (Algarve, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo), com base na análise de conteúdo efetuada aos relatórios de avaliação externa produzidos pelas equipas da Inspeção-Geral da Educação nos anos letivos de 2006/2007, 2007/2008 e 2008/20091. O estudo teve como objetivos compreender como as organizações educativas põem em prática a sua visão de escola e como implementam a partilha e a circulação da informação para darem consecução a metas e propósitos que estabeleceram, dando assim corpo à linha hierárquica de exercício do poder. A análise dos dados agora efetuada permitiu-nos traçar um "perfil" das lideranças das escolas e agrupamentos de escolas avaliados, embora consideremos que os seus resultados não possam ser extrapolados, dados os limites da redação dos relatórios de avaliação externa e o facto de estes serem produzidos por equipas diferentes de região para região e nas próprias regiões.^len^aSchool leadership has significant effects on the learning, development and academic success of the pupils and on the quality of educational organisations; so, to a large extent, the effectiveness of the school depends upon the way in which leadership is carried out. It is on this basis that we undertook our study which this article reports. We aim at characterising the leadership of schools and school clusters in three Portuguese regions (Algarve, Alentejo and Lisbon and Tagus Valley), based on the analysis of the content of external evaluation reports produced by teams from the General Inspectorate of Education during the 2006/2007, 2007/2008 and 2008/2009 academic years . The goals of the study were to understand how the educational organisations put into practice their vision of school and how they implement the sharing and circulation of information seeking to achieve the established goals and purposes, thereby giving form to the hierarchical ladder for the exercising of power. By analysing the data we have been able to establish a “profile” of the leaderships in the schools and school clusters that were evaluated, although we consider that their results cannot be extrapolated, given the limits in the wording of the external evaluation reports and the fact that these reports were produced by different teams from region to region and even within the regions themselves.^les^aEl liderazgo escolar tiene efectos significativos en el aprendizaje, desarrollo y éxito académico de los alumnos y en la calidad de las organizaciones educativas, porque de sus prácticas depende, en gran medida, la eficacia de la acción de la escuela. Teniendo estos presupuestos como referencia desarrollamos el estudio al que este artículo se refiere. En él intentamos caracterizar el liderazgo en las escuelas y agrupamientos escolares de las tres regiones portuguesas (Algarve, Alentejo y Lisboa y Valle del Tajo), basándonos en el análisis de contenido efectuado a los informes de evaluación externa producidos por los equipos de la Inspección General de Educación en los años lectivos 2006/2007, 2007/2008 y 2008/2009. El estudio tuvo como objetivo comprender cómo las organizaciones educativas ponen en práctica su visión de escuela y cómo llevan a cabo el intercambio y la circulación de la información para conseguir las metas y el propósito que establecieron, conformando así la línea jerárquica de ejercicio del poder. El análisis de los datos ahora efectuado nos permitió trazar un "perfil" de los liderazgos en las escuelas y agrupamientos escolares evaluados, aunque consideramos que los resultados no son extrapolables, dados los límites de la redacción de los informes de evaluación externa y por ser éstos efectuados por equipos diferentes dependiendo de las regiones y dentro de la misma región.

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