26 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

BOTAS, Dilaila    MOREIRA, Darlinda. A utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática: Um estudo no 1º Ciclo. []. , 26, 1, pp.253-286. ISSN 0871-9187.

^lpt^aO artigo apresenta uma investigação cujo principal objetivo foi conhecer quais os materiais didáticos usados mais frequentemente no ensino da Matemática num Agrupamento de Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico nos arredores de Lisboa e qual a visão pedagógica subjacente à sua utilização. Metodologicamente, optou-se por um estudo de natureza quantitativa com características descritivas. A população envolvida no estudo é relativa a 53 professores do 1º Ciclo que exerciam a sua atividade letiva e não letiva no referido Agrupamento de Escolas. Conclui-se que os professores definem o material didáctico como sendo um objeto que visa a motivação do aluno, auxiliando-o na concretização e construção dos conceitos matemáticos. O manual escolar, o próprio corpo do aluno, as réguas e o ábaco são os materiais mais usados pelos professores. Os professores consideram o material didático importantíssimo e afirmam usá-lo "muitas vezes" na resolução de problemas e na prática compreensiva de procedimentos.^len^aThe article presents a research whose main objective was to find out the most frequent pedagogic materials used in mathematics education in a Group of Elementary Schools in the Lisbon area and what was the educational vision underlying their use. Methodologically, it was followed a quantitative study with descriptive characteristics. The population involved in the study was the 53 elementary teachers that belong to the Group of Schools. The conclusions pointed out that teachers define pedagogic material as an object aimed at motivating the students, helping them in the construction of mathematical concepts. The textbook, the student's own body, as well as rules and abacus are the most frequent materials. Teachers considered didactical materials very important and stated that they often use them both to solve problems and to practice comprehensive procedures.^lfr^aL'article présent une recherche dont l'objectif principal était de savoir quel matériel pédagogique est le plus souvent utilisé dans l'enseignement des mathématiques au 1er Cycle et quelle est la vision qui sous-tendent leur utilisation pédagogique. Sur le plan méthodologique, nous avons décidé de faire une étude quantitative avec des caractéristiques descriptives. Les personnes impliquées dans l'étude étaient les 53 enseignants d’un groupe d'écoles dans la banlieue de Lisbonne. Nous concluons que le professeur conçoit le matériel pédagogique comme un objet destiné à motiver les élèves et à les aider dans la construction des concepts mathématiques. Le manuel, le propre corps de l'élève, les règles et l'abaque sont les matériaux les plus utilisés par les enseignants. Les enseignants trouvent le matériel éducatif très important et souvent les utilisent pour résoudre des problèmes et pour la pratique des procédures détaillées.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )