26 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

FERREIRA, António Gomes    MOTA, Luís. A formação de professores do ensino liceal: A Escola Normal Superior da Universidade de Coimbra (1911-1930). []. , 26, 2, pp.85-109. ISSN 0871-9187.

A nossa análise incide sobre o modelo de formação de professores das Escolas Normais Superiores, particularmente sobre a escola anexa à Universidade de Coimbra. Instituições inspiradas na École Normale Supérieur de Paris, marcadas pela pedagogia do movimento da Escola Nova e portadoras de um caráter inovador, peça-chave num projeto educativo mais vasto, encetado pelos republicanos após outubro de 1910, fundado na crença de regenerar a Pátria por via da instrução, fabricando um cidadão novo e construindo a Nação republicana, constituíram a primeira tentativa de formar professores para todos os graus de ensino, com exceção do ensino primário geral. Numa perspetiva teórica e ideal, a legislação traduziu um momento significativo na nossa História da Educação (Gomes, 1990); no entanto, o contexto e as condições - nomeadamente as materiais - impediram-na que se viesse a transformar na escola modelo que se almejava.

: Escola Normal Superior; República; Ensino Normal; Universidade.

        · |     · |     · ( pdf )