27 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

PIEDADE, João    PEDRO, Neuza. Tecnologias digitais na gestão escolar: Práticas, proficiência e necessidades de formação dos diretores escolares em Portugal. []. , 27, 2, pp.109-133. ISSN 0871-9187.

^lpt^aO presente artigo apresenta os resultados de uma investigação de cariz descritivo, desenvolvida junto de 133 diretores de escolas e agrupamentos de escolas do ensino público de Portugal continental, onde se procurou analisar o índice de utilização das tecnologias digitais (TD) nas práticas de gestão escolar e o sentido de autoeficácia na utilização das mesmas, apresentados pelos diretores escolares. O processo de recolha de dados estruturou-se com base na aplicação de duas escalas organizadas num único instrumento disponibilizado online: a ‘Computer self-efficacy scale’ e a ‘Escala de utilização das TD nas práticas de gestão escolar’, no ano letivo 2012-2013. Os resultados tendem a evidenciar que os diretores escolares apresentam scores médios favoráveis de autoeficácia e de utilização das TD nas suas práticas profissionais. O estudo procurou ainda explorar as necessidades de formação na área das TD e, apesar dos scores favoráveis de proficiência e utilização das mesmas nas práticas profissionais, os diretores referem importantes necessidades de formação.^len^aThis paper presents the results of a study organized according to the post-positivist research paradigm and is assumed a descriptive study involving 133 participants (16%) of a universe of 831 principals of the Portuguese public schools. This study aims to analyze the practices and proficiency levels in digital technology (DT) use presented by the Portuguese school principals. Data collection process was based on the application of two online self-report scales: ‘Computer self-efficacy scale’ and the ‘DT use in scholar administration practices scale’, in the school year of 2012-2013. The results show favorable scores both in DT proficiency level and in the use of digital technologies in professional practices. Therefore schools principals reported favorable personal attitudes towards the use of DT in their own professional activities. The study also explores the principals’ training needs in the area of digital technologies and even though the levels of DT use in professional practices are positive, principals pointed out significant needs regarding ICT training.^les^aEn este trabajo se hace la presentación de los resultados de un estudio de carácter descriptivo, desarrollado con 133 directores de escuelas de la educación pública de Portugal, donde se buscó analizar el índice de utilización de las tecnologías digitales (TD) en prácticas de administración de la escuela y el sentido de la autoeficacia en el uso de las mismas, presentados por los directores de escuela. El proceso de recolección de datos se estructura a partir de la aplicación de dos escalas: la ‘Computer self-eficacy scale’ y la ‘Escala de uso de las TIC en las prácticas de administración de la escuela’, en el año académico 2012-2013. Los resultados tienden a mostrar que los directores de escuelas tienen puntuaciones medias favorables de autoeficacia y el uso de TD en sus prácticas profesionales. El estudio también trató de explorar las necesidades de formación en el ámbito de la TD y, a pesar de las puntuaciones favorables de competencia y el uso de TD en las prácticas profesionales, los directores refieren necesidades de formación importantes.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )