28 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

PEREIRA, Íris; BRAGAI, Ana Cristina    RIANO, Xosé González. Avaliação do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º ciclo: As perceções dos alunos. []. , 28, 2, pp.51-86. ISSN 0871-9187.

^lpt^aEste artigo apresenta um estudo das perceções dos alunos sobre o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), um programa de formação contínua de professores de 1.º ciclo criado com a finalidade de melhorar o processo de ensino e aprendizagem do português naquele ciclo de escolaridade e implementado no contexto da atividade profissional. Os resultados da análise quantitativa de dados, recolhidos através de um inquérito por questionário aplicado aos alunos no final da formação de 2009-2010 no núcleo regional de formação sedeado na Universidade do Minho, revelam representações muito positivas dos alunos sobre o processo de aprendizagem e sobre os conteúdos de aprendizagem experimentados. Estes dados apontam para a validade da conceção da pedagogia da língua que sustentou o PNEP, ilustram a perceção positiva que os professores-formandos revelaram sobre o seu próprio processo de desenvolvimento profissional e constituem-se como caso ilustrativo da exequibilidade da realização de inquéritos com crianças pequenas.^len^aThis article presents a study of students' perceptions about the National Program of Portuguese Language Teaching (PNEP), an in-service program for primary school teachers aimed at improving the teaching and the learning of Portuguese language and implemented in the context of professional activity. The results of the quantitative analysis of data, collected through a survey questionnaire administered to students at the end of the 2009-2010 year in the regional center located at the University of Minho, reveal very positive representations about the learning process and about the contents of learning. These data point to the validity of the language pedagogy design that supported PNEP, illustrate the positive perception that teachers revealed on their own professional development and emerge as an illustrative case of the feasibility of conducting surveys with primary-school children.^les^aEn este artículo se presenta un estudio de las percepciones de los estudiantes sobre el Programa Nacional de Enseñanza de la Lengua Portuguesa (PNEP), un programa de formación continua para profesores de educación primaria creado con el fin de mejorar la enseñanza y el aprendizaje del portugués en el contexto de la actividad profesional. Los resultados del análisis cuantitativo de los datos, recogidos a través de un cuestionario administrado a los estudiantes al final de la formación 2009-2010 en el núcleo regional de formación ubicado en la Universidad de Minho, revelan representaciones muy positivas sobre el proceso y sobre los contenidos del aprendizaje. Estos datos apuntan a la validez de la pedagogía de la lengua que apoyó el PNEP, ilustran la percepción positiva que los profesores revelaron sobre su propio desarrollo profesional y se presentan como caso ilustrativo de la viabilidad de la realización de encuestas con los niños pequeños.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License