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Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

PAULOS, Liliana    VALADAS, Sandra T.. Avaliação da implementação da Educação Sexual em contexto escolar, na região do Algarve: A perspetiva de atores educativos responsáveis pela Educação para a Saúde/Educação Sexual. []. , 28, 2, pp.155-181. ISSN 0871-9187.

^lpt^aO presente estudo assume-se como um estudo de caso, insere-se no paradigma interpretativo/qualitativo e pretendeu avaliar a implementação da Educação Sexual (ES) no Algarve. Realizaram-se entrevistas semidiretivas a oito coordenadores da Educação para a Saúde (EpS)/ES e a um diretor de agrupamento de escolas (AE). Os resultados indicaram que a ES foi integrada nos projetos educativos de todos os AE, sendo que os AE situados em concelhos com menos residentes apresentaram um percurso mais próximo das recomendações da lei. Foram nomeados professores-coordenadores para a EpS/ES e apenas um AE não tem o gabinete de apoio a funcionar. A disciplina de Ciências Naturais foi identificada como sendo a mais interveniente na ES. O aumento e a consolidação dos conhecimentos foram objetivos privilegiados numa vertente de prevenção. O pouco apoio do Ministério da Educação e Ciência e a falta de formação, de experiência e de à-vontade dos docentes nesta área foram apontados como limitações no processo de implementação da ES.^len^aA case study was performed under the interpretative/qualitative paradigm, with the main objective of evaluating the implementation of Sexual Education (SE) in the Algarve region (Portugal). We interviewed eight Health Education/Sexual Education (HE/SE) coordinators and one director of a cluster of schools (CS). Our results showed that all CS have integrated SE in their educational programs and that CS that are located in areas with fewer residents followed the legal recommendations more strictly. Each CS has designated a specific teacher to coordinate HE/SE and one CS did not have a supporting office. Natural Sciences were identified as the more active subject in SE. The increment and consolitation of knowledge was mostly performed on a preventive approach. The little support from the Ministry of Education and Science and the lack of training and experience,  as well as the discomfort of teachers were identified as constraints in the implementation of the SE process.^lfr^aCette étude de cas s'insère dans le paradigme interprétatif/qualitatif et son objectif c'est l'évaluation de la mise en œuvre de l'Éducation Sexuelle (ES) dans la région de l'Algarve (Portugal). On a conduit des interviews semi-directives à huit coordinateurs de l'Éducation pour la Santé (EpS)/ES et un directeur d'un groupe d'écoles (GE). Les résultats de l'étude suggèrent que l'ES a été intégrée dans les programmes d'enseignement de tous les GE et que les GE situés dans les municipalités avec moins de résidents ont appliqué plus précisément les recommandations dans la loi. Les GE ont été nommé des professeurs-coordinateurs pour EpS/ES et un seul GE n'avait pas de bureau d'appui. Le cours de Sciences Naturelles a été identifié comme le plus actif dans l'ES. Les GE ont favorisé le développement et la consolidation de la connaissance. Le pauvre soutien du Ministère de l'Éducation et des Sciences et la manque de formation spécifique, d'expérience et d'une mentalité ouverte, dans ce domaine, des professeurs ont été identifiés comme des limitations dans la mise en œuvre du processus de l'ES.

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