28 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

COSTA, António Pedro    OLIVEIRA, Lia Raquel. Investigação qualitativa em educação: O professor-investigador. []. , 28, 2, pp.183-188. ISSN 0871-9187.

^lpt^aEste texto constitui a nota introdutória ao núcleo temático deste número, dedicado à investigação qualitativa. Nele se discute a investigação qualitativa em educação e sua relação com o movimento do professor-investigador, enquanto profissional reflexivo que problematiza a prática e aprende a partir da análise da mesma, recorrendo a métodos e técnicas variados. Os cinco textos do núcleo, apresentados no 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2015) no Brasil, e cuja sinopse se apresenta aqui, debruçam-se sobre estudos em contexto de formação, escola, sala de aula e de análise da literatura. Eles mostram de que modo o professorinvestigador se pode tornar um cientista social que usa os resultados do conhecimento produzido para melhorar as aprendizagens dos alunos.^len^aThis study aimed to examine the psychometric properties of a questionnaire, composed of two scales of emotional well-being and malaise, first used on a sample of Portuguese students. This questionnaire evaluates the emotions involved in the learning that takes place in a virtual environment. The Portuguese validation of the two scales revealed good psychometric properties. In terms of its internal consistency and construct validity, the results revealed, as in the original study, to be a very consistent and reliable measuring instrument and can therefore be replicated in a Portuguese university population in online learning.^les^aEste texto es la nota introductoria al núcleo temático de esta edición, dedicado a la investigación cualitativa. En el núcleo temático se discute la investigación cualitativa en la educación y su relación con el desarrollo del profesorinvestigador como profesional reflexivo que cuestiona la práctica y aprende a partir del análisis de la misma, utilizando métodos y técnicas variados. Los cinco textos fundamentales que lo componen, presentados en el 4º Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa (CIAIC2015) en Brasil, y cuyo resumen se presenta aquí, se centran en estudios promovidos en contexto de formación, escuela, aula y revisiones de la literatura. Muestran cómo el profesor-investigador puede convertirse en un científico social que utiliza los resultados de los conocimientos generados en la investigación para mejorar el aprendizaje de los alumnos

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License