28 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

COSTA, António Pedro    OLIVEIRA, Lia Raquel. Investigação qualitativa em educação: O professor-investigador. []. , 28, 2, pp.183-188. ISSN 0871-9187.

Este texto constitui a nota introdutória ao núcleo temático deste número, dedicado à investigação qualitativa. Nele se discute a investigação qualitativa em educação e sua relação com o movimento do professor-investigador, enquanto profissional reflexivo que problematiza a prática e aprende a partir da análise da mesma, recorrendo a métodos e técnicas variados. Os cinco textos do núcleo, apresentados no 4º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2015) no Brasil, e cuja sinopse se apresenta aqui, debruçam-se sobre estudos em contexto de formação, escola, sala de aula e de análise da literatura. Eles mostram de que modo o professorinvestigador se pode tornar um cientista social que usa os resultados do conhecimento produzido para melhorar as aprendizagens dos alunos.

: Investigação qualitativa; 4º Congresso Ibero-Americano; Professor-investigador.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License