29 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

GONZALEZ, Marcos C.; MARTIN, Sonia C.    ARRIBA, Jorge M.. Experiências de trabalho colaborativo entre professores através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). []. , 29, 1, pp.75-98. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.6996.

Durante os anos 2011-2015, o Grupo de Pesquisa-Inovação em Tecnologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca realizou uma pesquisa, financiada pelo Ministério da Ciência e Inovação, com o objetivo de conhecer as conceções, metodologias e práticas profissionais dos professores do Ensino Primário e Secundário sobre a aprendizagem colaborativa através das Tecnologias de Informação e Comunicação, no contexto espanhol, na denominada Escola 2.0. Este artigo centra-se na análise de uma parte dos resultados: o estudo das experiências de trabalho colaborativo mediado por TIC realizadas entre professores do ensino primário e secundário. Utilizou-se uma abordagem metodológica mista (quantitativa e qualitativa) e um método não experimental e descritivo. Salientamos, como conclusão principal, que o trabalho colaborativo por meio das TIC entre os docentes é ainda muito escasso e pobre.

: Inovação educacional; Escola 2.0; Trabalho colaborativo; TIC.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License