29 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

NASCIMENTO, Maria das Graças; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri    PASSOS, Laurizete Ferragut. Formação docente e sua relação com a escola. []. , 29, 2, pp.9-34. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.8713.

^lpt^aO presente artigo traz reflexões suscitadas pela análise dos dados referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do curso de Pedagogia de uma universidade pública localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Procura-se identificar as contribuições desse programa para a constituição de um modelo formativo de desenvolvimento profissional centrado na escola, a partir do olhar dos estudantes e dos profissionais nele envolvidos. É dado destaque às práticas e aos modelos formativos que favorecem a aproximação entre universidade e escola, bem como à construção de conhecimentos profissionais sobre a docência.^len^aThis article brings some reflections arising from the analysis of data from the development of the Institutional Program for Scholarships for Initiation in Teaching (PIBID) under the Faculty of Education at a public university in the state of Rio de Janeiro (Brasil). It seeks to identify the contributions of this program for the establishment of a training model of professional development focused on the school, through the eyes of students and professionals involved in them. Emphasis is given to practices and training models that promote the rapprochement between university and school, as well as the construction of professional knowledge about teaching.^lfr^aCet article apporte des réflexions résultant de l'analyse des données pour développement du Programme Institutionnel de Bourse d'Initiation à l'Enseignement (PIBID), dans le cadre du cours de Pédagogie dans une université publique dans l'état de Rio de Janeiro (Brasil). Il cherche à identifier les contributions de ce programme pour la mise en place d'un modèle de formation de développement professionnel centrée à l'école, travers les yeux des étudiants et de professionnels qui y sont impliqués. L'accent est mis sur les pratiques et les modèles de formation qui favorisent le rapprochement entre l'université et l'école, ainsi que la construction de la connaissance professionnelle sur l'enseignement.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License