29 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

NASCIMENTO, Maria das Graças; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri    PASSOS, Laurizete Ferragut. Formação docente e sua relação com a escola. []. , 29, 2, pp.9-34. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.8713.

O presente artigo traz reflexões suscitadas pela análise dos dados referentes ao desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do curso de Pedagogia de uma universidade pública localizada no Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Procura-se identificar as contribuições desse programa para a constituição de um modelo formativo de desenvolvimento profissional centrado na escola, a partir do olhar dos estudantes e dos profissionais nele envolvidos. É dado destaque às práticas e aos modelos formativos que favorecem a aproximação entre universidade e escola, bem como à construção de conhecimentos profissionais sobre a docência.

: Modelos formativos; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; Desenvolvimento profissional.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License