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Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

CRUZ, Renilton. A escola rural na produção acadêmica portuguesa: Apontamentos sobre a (in)visibilidade de um objeto de estudo. []. , 29, 2, pp.233-253. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.9518.

^lpt^aO artigo discute a invisibilidade da escola rural na universidade portuguesa. Embora exista produção científica centrada no rural e suas relações socioculturais, onde se foca, direta ou indiretamente, a escola, desde os anos de 1980, com Pinto (1985), passando por Stoer e Araújo (1992) e Canário (1995), até chegar ao final dos anos de 1990, com Sarmento, Sousa, e Ferreira (1998), a produção acadêmica disposta a problematizar a escola rural não ocorreu à altura da importância social, cultural e econômica daquele espaço. A pesquisa ocorre através de um estudo bibliográfico em dez revistas científicas direcionadas à educação, e do levantamento das teses e dissertações produzidas nas principais universidades portuguesas. Os dados sugerem uma crescente invisibilidade da escola rural na produção acadêmica e nas publicações especializadas em educação em Portugal, bem como a inexistência de força social atrelada aos interesses dos sujeitos do meio rural capaz de voltar a universidade à escola rural.^len^aThis paper discusses the invisibility of rural school in the Portuguese university. Although there is scientific production focused on rural and their sociocultural relations, which focuses, directly or indirectly, on the school, from the 1980s, with Pinto (1985), through Stoer and Araújo (1992) and Canário (1995), until the end of the 1990s, with Sarmento, Sousa, and Ferreira (1998), the academic output does not fully discuss the rural school. It has not been up to the social, cultural and economic importance of that space. The research occurs through a bibliographic study in ten scientific journals on education, and the survey of theses and dissertations produced in the main Portuguese universities. The data suggest a growing invisibility of the rural school in the academic literature and in specialized publications on education in Portugal, and the absence of a social force linked to the interests of the subjects of the countryside able to reinstate the interest of the university in the rural school.^lfr^aCet article traite de l'invisibilité de l'école rurale à l'université portugaise. Bien qu'il y ait production scientifique axée sur rurale et leurs relations socio-culturelles, qui se concentre, directement ou indirectement, sur l'école, des années 1980, avec Pinto (1985), à travers Stoer et Araújo (1992) et des Canário (1995), jusqu'à ce que atteindre la fin des années 1990, avec Sarmento, Sousa, et Ferreira (1998), la production universitaire sûr l'école rurale n'était prêt à discuter l'importance sociale, culturelle et économique de cet espace. La recherche se fait par une étude bibliographique dans dix revues scientifiques dirigées à l'éducation, et l'enquête de thèses et mémoires produits dans les principales universités portugaises. Les données suggèrent une invisibilité croissante de l'école rurale dans la littérature académique et dans des publications spécialisées sur l'éducation au Portugal, et l'absence de force sociale liée aux intérêts des sujets de la campagne capables de retourner l'université à l'école rurale.

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