30 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

COELHO, Ana Maria Simões    DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Olhar o magistério "no próprio espelho": O conceito de profissionalidade e as possibilidades de se repensar o sentido da profissão docente. []. , 30, 1, pp.7-34. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.10724.

^lpt^aEm seu livro Ofício de Mestre - Imagens e auto-imagens, o Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, Miguel Arroyo, levanta as seguintes questões sobre o magistério: "Como a categoria pensa em si mesma? No espelho dos outros ou no próprio espelho?". Ao deixar se encantar pela "ilusão da profissionalização" - e a fortíssima influência que a vertente funcionalista exerce sobre esse conceito -, o magistério parece insistir em olhar para si mesmo "no espelho dos outros". Neste artigo, por meio da discussão dos conceitos de profissionalização, profissionalismo e profissionalidade e de uma revisão das principais vertentes da sociologia das profissões, discutimos as seguintes perguntas sobre esse tema: o que significa considerar que o magistério constitua, de fato, uma profissão? Quais as implicações de nos referirmos aos conceitos de profissionalização, profissionalismo e profissionalidade na descrição da atuação e das expectativas colocadas para o professor como profissional? Quais as possibilidades de se repensar o sentido do magistério a partir do conceito de profissionalidade? Ao final, defendemos a utilização do conceito de profissionalidade para se discutir a especificidade da profissão docente - ou seja, fazê-la olhar "no próprio espelho" - e que este abre novas possibilidades para se repensar o sentido do magistério.^len^aIn his book Ofício de Mestre - Imagens e auto-imagens, Professor Emeritus at Federal University of Minas Gerais, in Brazil, Miguel Arroyo, raises the following questions about teaching: "How does the teaching profession think about itself? Through the mirror of others or through its own mirror?". By letting oneself be led by the "illusion of professionalization" - and the very strong influence that the functionalist view exerts on this concept -, the teaching profession seems to insist on looking at itself "through the mirror of others." In this article, by discussing the concepts of professionalization, professionalism and professionality, as well as a review of the sociology of professions, we discuss the following questions on this topic: what does it mean to consider that teaching is, in fact, a profession? What are the implications of referring to the concepts of professionalization, professionalism and professionality in the description of the performance and of the expectations placed for the teacher as a professional? What are the possibilities of rethinking the meaning of the teaching profession through the concept of professionalism? In the end, we defend the use of the concept of professionalism to discuss the specificity of the teaching profession - that is, "to make it look at its own mirror" - and that the concept opens new possibilities for rethinking the meaning of the teaching profession.^les^aEn su libro Ofício de Mestre - Imagens e auto-imagens, el Profesor Emérito de la Universidad Federal de Minas Gerais, en Brasil, Miguel Arroyo, plantea las siguientes preguntas acerca de la profesión docente: "¿En qué medida la categoría piensa en si misma? ¿En el espejo de los otros o en su propio espejo?". Dejando seducirse por la "ilusión de la profesionalización" - y la influencia muy fuerte que el aspecto funcionalista tiene en este concepto -, el magisterio parece insistir en mirar a sí mismo "en el espejo de los otros". En este artículo, a través de la discusión de los conceptos de profesionalización, profesionalismo y profesionalidad y una revisión de la sociología de las profesiones, se discuten las siguientes preguntas sobre este tema: ¿Qué significa considerar que el magisterio constituye, de hecho, una profesión? ¿Cuáles son las implicaciones de referirse a los conceptos de profesionalización, profesionalismo y profesionalidad en la descripción de los resultados y de las expectativas puestas al maestro como un profesional? ¿Cuáles son las posibilidades para repensar el significado del magisterio a partir del concepto de profesionalidad? Al final, abogamos por el uso del concepto de profesionalidad para discutir la naturaleza específica de la profesión docente - es decir, hacerla mirar "en su propio espejo" - y como esto abre nuevas posibilidades para repensar el significado del magisterio.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License