30 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

GOBATO, Paula Grizzo    REALI, Aline Maria de M. R.. A base de conhecimentos e a identidade de mentores participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil. []. , 30, 2, pp.133-157. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.10844.

^lpt^aO objetivo deste artigo é analisar a base de conhecimentos de professores experientes e participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil, bem como responder à seguinte questão: quais dos conhecimentos específicos, pedagógicos e sobre a função de mentor, que o auxiliarão a desempenhar a nova função, podem ser apreendidos nos professores experientes, participantes do Programa de Formação Online de Mentores? O Programa é responsável pela formação de mentores, sua proposta curricular é flexível e foca o desenvolvimento profissional de professores experientes. A investigação qualitativa baseou-se na análise descritivo-interpretativa das narrativas presentes em quatro atividades, realizadas durante o processo formativo, de quatro participantes. Foram analisados conhecimentos pedagógicos gerais, conhecimentos de conteúdo específico, conhecimentos pedagógicos do conteúdo, conhecimentos sobre formação e atuação docente e, por fim, conhecimentos sobre a função de gestor, de mentor e da escola. Como resultado, percebe-se que a base de conhecimentos atribuída ao mentor se assemelha à dos profissionais gestores e formadores de professores, ainda que a prática da mentoria e em sala de aula seja importante para que a base seja continuamente remodelada e aperfeiçoada para melhorar o desempenho do mentor e, possivelmente, dos professores iniciantes por ele acompanhados.^len^aThis article aims to analyze the knowledge base of experienced teachers and participants of an Online Mentor Education Program from UFSCar-Brazil and to answer the question: what specific, pedagogical and mentoring skills, that will assist the mentor to fulfill a new role, are evidenced by the experienced teachers participating of Online Mentor Education Program? This mentor training program has a flexible curriculum and focuses on the professional development of experienced teachers. The qualitative research was based on the descriptive and interpretative analysis of four narratives from four selected participants from a wider group and written during the training. It analyzed pedagogical knowledge, specific content knowledge, pedagogical knowledge content, knowledge about training and teaching practice and knowledge of the manager role, mentor and school. As results, the data analysis shows that the mentor knowledge base resembles the professional managers' and teacher educators'. However, teaching and mentoring practice is important so that this knowledge base is continuously remodeled and improved, thus improving the mentors' performance and, possibly, of beginning teachers accompanied by them.^les^aEl objetivo de este artículo es analizar la base de conocimientos de profesores experimentados del Programa de Formación en línea de Mentores de la UFSCar-Brasil y responder a la pregunta: qué conocimientos específicos, pedagógicos y sobre la función de mentor, que lo ayudarán a desempeñar la nueva función, pueden se aprehender en los profesores experimentados participantes del Programa de Formación en línea de los Mentores? El programa tiene una propuesta curricular flexible y enfoca el desarrollo profesional de profesores experimentados. La investigación se basó en el análisis descriptivo-interpretativo de las narrativas de cuatro participantes seleccionados y referentes a cuatro actividades realizadas durante la formación. Se analizaron conocimientos pedagógicos generales, conocimientos de contenido específico, conocimientos pedagógicos del contenido, conocimientos sobre formación y actuación docente y, por fin, conocimientos sobre la función de gestor, de mentor y de la escuela. Como resultado, se percibe que la base de conocimientos atribuida al mentor se asemeja a la de los profesionales gestores y formadores de profesores, aunque la práctica de la mentoria y en el aula es importante para que la base sea continuamente remodelada y perfeccionada para mejorar el desempeño del mentor y, posiblemente, de los profesores principiantes por él acompañados.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License