30 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

ALVES, Margarida; QUEIROS, Paula    BATISTA, Paula. O valor formativo das comunidades de prática na construção da identidade profissional. []. , 30, 2, pp.159-185. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.12275.

^lpt^aA formação de professores tem experienciado alterações substantivas no que diz respeito à sua concetualização e organização. Atendendo ao facto de a aprendizagem ser situada social e culturalmente, este texto de reflexão concetual procurou reequacionar o valor formativo das Comunidades de Prática para a construção da identidade profissional de futuros professores em contexto de estágio, bem como identificar os constrangimentos que pode encerrar. Da reflexão sobreveio o potencial das Comunidades de Prática no processo de construção da identidade profissional dos estagiários, que aqui encontram um espaço de partilha e de reflexão que lhes permite construir e reconstruir conceções, pelo assumir gradual de papéis potencialmente emancipatórios. Já as limitações incorrem das relações estabelecidas no seio das Comunidades de Prática quando estas se estruturam com base numa hierarquia excessiva e unidirecional.^len^aTeacher training has experienced substantive changes with respect to its composition and organization. Given that learning is socially and culturally situated, this conceptual reflection text aimed to re-evaluate the formative value of the Communities of Practice in the construction of the professional identity of future teachers within practicum, as well as recognize the constraints that Communities of Practice may entail. From the reflection, it can be emphasised the potential of the Communities of Practice in the process of building the professional identity of the preservice teachers, since they find a space of sharing and reflection that allows them to construct and reconstruct conceptions, by gradually taking on potentially emancipatory roles. Limitations, on the other hand, lie in the relations established within the Communities of Practice when they are structured on the basis of an excessive and unidirectional hierarchy.^les^aLa formación de profesores ha experimentado cambios sustantivos en lo que se refiere a su conceptualización y organización. Dado que el aprendizaje se sitúa social y culturalmente, este texto de reflexión conceptual buscó reflexionar sobre el valor formativo de las Comunidades de Práctica para la construcción de la identidad profesional de futuros profesores en contexto de prácticas, así como identificar las limitaciones que pueden contener. De la reflexión se destaca el potencial de las Comunidades de Práctica en el proceso de construcción de la identidad profesional de los alumnos en prácticas, que aquí encuentran un espacio de compartición y de reflexión que les permite construir y reconstruir concepciones, por el asumir gradual de papeles potencialmente emancipatorios. Ya las limitaciones incurren en las relaciones establecidas en el seno de las Comunidades de Práctica cuando estas se estructuran sobre la base de una jerarquía excesiva y unidireccional.

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License