30 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

LARANJEIRO, Dionísia; ANTUNES, Maria João    SANTOS, Paula. As tecnologias digitais na aprendizagem das crianças e no envolvimento parental no Jardim de Infância: Estudo exploratório das necessidades das educadoras de infância. []. , 30, 2, pp.223-248. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.9367.

É cada vez mais comum o uso das tecnologias digitais por pais e educadores de infância para realizar atividades promotoras de aprendizagem com as crianças, tais como fazer uma pesquisa na Internet ou jogar um jogo didático. A conceção de uma plataforma tecnológica que promova a comunicação entre pais e educadores poderá potenciar o envolvimento parental na aprendizagem das crianças e criar novas dinâmicas no jardim de infância. Com este estudo, baseado em entrevistas a quatro educadoras, pretende-se averiguar como é utilizada a tecnologia no jardim de infância para realizar atividades com as crianças e para comunicar com os pais, de forma a facilitar o seu envolvimento. Também se pretende perceber como estas atividades podem ser ampliadas, usando uma plataforma digital com funcionalidades específicas. Os resultados indicam que a plataforma deve reunir informações oficiais do jardim de infância e das atividades realizadas com as crianças, contactos diretos dos pais, sugestões e links para recursos educacionais.

: Jardim de infância; TIC; Envolvimento parental; aprendizagem.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License