31 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

KELLER-FRANCO, Elize    MASETTO, Marcos Tarciso. Formação docente em processos de mudança: Análise de uma proposta de inovação curricular em cursos de licenciatura. []. , 31, 2, pp.153-174. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.14592.

A recorrente denúncia de que a formação inicial não tem respondido às novas exigências do trabalho dos professores na sociedade contemporânea coloca em questão a revisão dos currículos que formam esses profissionais. Nesse contexto, o presente estudo tem como foco a análise crítica de uma organização curricular alternativa desenvolvida em cursos de licenciatura de uma universidade pública brasileira. Escolheu-se como questão orientadora investigar em que medida a proposta que vem sendo implementada nesses cursos traz referentes para inovação curricular na formação inicial de professores. Adota-se como caminho metodológico a abordagem qualitativa de pesquisa. Para obtenção dos dados privilegiou-se a análise documental. A análise dos dados compreendeu três etapas: pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados obtidos e interpretação.Os dados indicam que a inovação curricular em andamento se manifesta com movimentos de mudança em um conjunto de elementos centrais e relevantes, tais como concepção e organização curricular, saberes docentes, modelos de formação, atividades práticas/estágio e metodologia de ensino-aprendizagem.

: Formação inicial de professores; Inovação curricular; Licenciaturas.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License