32 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187

ZEICHNER, Ken. A importância da agência e do conhecimento profissional dos professores na reforma educativa e na decisão política. []. , 32, 1, pp.5-15. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.17669.

O artigo sustenta que a agência e o conhecimento profissional dos professores são frequentemente negligenciados nos sistemas educativos internacionais e que, instigando a sua maior capacidade de ação e melhor aproveitando e usando o seu conhecimento coletivo, os sistemas educativos podem tornar-se mais bem-sucedidos e mais igualitários. Sumariam-se vários argumentos para que as entidades responsáveis pela educação nos seus países apoiem o incremento de uma genuína capacidade de ação dos professores, no que respeita às suas experiências de ensino e de desenvolvimento profissional, bem como lhes confiram uma voz mais ativa, coletivamente, na conceptualização e implementação de políticas educativas. O objetivo do artigo é apoiar esta capacidade de ação dos professores e demonstrar os benefícios de usufruir do seu saber e experiência, em articulação com os objetivos do sistema de proporcionar a todas as crianças um ensino por professores bem preparados e uma educação de elevada qualidade e enriquecedora, que lide com os aspetos académicos, socioemocionais e cívicos da aprendizagem e que reflita as realidades multiculturais e globais que afetam todas as nações.

: Agência profissional dos professores; Política docente; Conhecimento profissional docente.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License